ARTEFATO DIGITAL 1 - “PERFIL TOPOGRÁFICO EM GEOGRAFIA”.

“ECOiMOOC - CURSO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES – 3ª EDIÇÃO”
TEMA 2 – UTILIZAR COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA
TAREFA – 2ª FASE: 23 A 30/11/2015 (prorrogado conforme informado no fórum)
 
Estudante: Gerson de Freitas Junior
Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento
Universidade Aberta de Portugal - UAb
 
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ARTEFATO DIGITAL 1
pCENÁRIO DE APRENDIZAGEM
p
pOs aprendentes trabalharão com o tema “PERFIL TOPOGRÁFICO EM GEOGRAFIA”.
p
pDEFINIÇÃO: “O perfil topográfico é uma representação gráfica de um corte vertical do terreno segundo uma direcção previamente escolhida
p
 
ATORES
 
pESTUDANTES DE GEOGRAFIA OU DE OUTROS CURSOS DA ÁREA AMBIENTAL.
p
pSUAS METAS: UTILIZAR FERRAMENTAS COMUMENTE APLICADAS NA ÁREA DE CONSULTORIA AMBIENTAL.
p
pSEUS OBJETIVOS: OBTER CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL.
 
PROBLEMAS
pDIFICULDADE EM TRANSMITIR O CONHECIMENTO SOBRE A ELABORAÇÃO DE PERFIS TOPOGRÁFICOS COM BASE APENAS EM ATIVIDADE TRADICIONAL (CONFECÇÃO À MÃO) E DESPERTAR NOS ESTUDANTES O INTERESSE PELO TEMA.
 
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
pESTRATÉGIA: UTILIZAR TECNOLOGIAS DIGITAIS E EXEMPLOS PRÁTICOS E APLICABILIDADE DO PERFIL TOPOGRÁFICO.
p
pHÁ SOFTWARES QUE PODEM SER ACESSADOS GRATUITAMENTE (SPRING, TERRA VIEW, QGIS).
pO APLICATIVO LANDSCAPAR É GRATUITO.
p
pO ARCGIS NÃO É GRATUITO (foi utilizado apenas como exemplo).
 
CONTEÚDOS A EXPLORAR
pO PERFIL TOPOGRÁFICO É UM PROCEDIMENTO DE REPRESENTAÇÃO DO RELEVO.
p
pBASICAMENTE, VISA PROJETAR UMA IMAGEM A PARTIR DE CURVAS DE NÍVEL PARA REPRESENTAR A REAL DECLIVIDADE DO RELEVO ESTUDADO.
p
pTRADICIONALMENTE É FEITO À MÃO (O QUE DEMANDA MUITO TEMPO).
p
pESTE MATERIAL OBJETIVA DESENVOLVER JUNTO DOS APRENDENTES A COMPREENSÃO DO USO DO TECNOLOGIAS ATUAIS PARA ELABORAR O PERFIL TOPOGRÁFICO.
p
pSÃO APRESENTADAS DUAS SITUAÇÕES DE USO:
pA) CONCURSO PÚBLICO.
pB) CONSULTORIA AMBIENTAL
 
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
pCOMPREENSÃO CRÍTICA DO TEMA.
p
pENTENDIMENTO DA RELEVÂNCIA DO USO.
p
pVALORIZAÇÃO DA CONFECÇÃO TRADICIONAL.
p
pALFABETIZAÇÃO DIGITAL (SOFTWARES E APLICATIVO).
p
pALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E GEOMORFOLÓGICA
p
pCOMPARAÇÃO DE TÉCNICAS E INSTRUMENTOS
 
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
p1. Saber o que é perfil topográfico.
p2. Qual a aplicação do perfil topográfico.
p3. Qual a importância no cotidiano dos aprendentes.
p4. Como as ferramentas tecnológicas poderão auxiliá-los.
 
FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
pAPÓS ENTENDEREM O QUE É E ALGUMAS DAS APLICAÇÕES DO PERFIL TOPOGRÁFICO, ALÉM DE APRENDEREM COMO ELABORÁ-LO À MÃO, OS APRENDENTES SERÃO APRESENTADOS A FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA CONFECCIONÁ-LO.
p
p1. SOFTWARES DE GEOPROCESSAMENTO.
pBENEFÍCIO: PRECISÃO DOS DADOS  E TEMPO.
pDIFICULDADE: EXIGE USO DE COMPUTADOR.
 
p2. APLICATIVO DE TELEFONE CELULAR.
pBENEFÍCIO: APLICATIVO GRATUITO E TEMPO.
pDIFICULDADE: APLICAÇÃO LIMITADA.
 
 
FOCO
pOS APRENDENTES PODERÃO, DE FORMA CRÍTICA, VERIFICAR O APRIMORAMENTO DA TÉCNICA DE ELABORAÇÃO DO PERFIL TOPOGRÁFICO.
p
pDA MESMA FORMA, PODERÃO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA EVOLUÇÃO DAS TÉCNICAS, VALORIZANDO O CONHECIMENTO EMPÍRICO (TRADICIONAL E DE ALTA TECNOLOGIA).
 
CONTEXTO DESCRITO
pCONTEXTO REAL DE VALORIZAÇÃO:
p
pCONCEITUAL.
p
pEVOLUÇÃO TÉCNICA.
p
pAPLICABILIDADE.
p
pALFABETIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS.
 
 
CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM
pABORDAGEM INTERATIVA DESENVOLVIDA EM:
p
pSALA DE AULA COM ACESSO A COMPUTADORES E INTERNET OU LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
p
pUSO DE TELEFONES CELULARES PARA ACESSAR O APLICATIVO.
 
TOMADA DE DECISÃO
pOS APRENDENTES ESCOLHERÃO O SOFTWARE QUE CONSIDERAREM MAIS ADEQUADO, VERIFICANDO DE FORMA CRÍTICA, QUAL SOFTWARE SE ADEQUA MELHOR AOS SEUS PROPÓSITOS.
p
pSPRING
pTERRAVIEW
pQGIS
pGOOGLE EARTH
pOUTROS.
 
 

APRENDIZADO E BENEFÍCIOS
pINTERPRETAR UMA CARTA TOPOGRÁFICA E ENTENDER COMO É POSSÍVEL RESOLVER O PROBLEMA DE ELABORAÇÃO DO PERFIL TOPOGRÁFICO DE FORMA TRADICIONAL OU COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.
p
pCOMPREENDER A LÓGICA DE PROJEÇÃO DO RELEVO A PARTIR DA CARTA TOPOGRÁFICA.
p
pEMPODERAMENTO DOS ESTUDANTES A PARTIR DO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS.
p
pAMPLIAÇÃO DO CAPITAL CULTURAL.
p
pPOSSIBILIDADE DE VISLUMBRAR FUTURAS ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.
p
pCOMPARAR FORMAS DIFERENTES DE USO DE RECURSOS DIGITAIS.
 

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