Artefacto Digital 1 - “ Quem conta um conto… acrescenta muitos pontos ! ”

Artefacto 1 - Cenário de Aprendizagem

 Quem conta um conto… acrescenta muitos pontos ! ” 

 

» Introdução

A atividade  Quem conta um conto… acrescenta muitos pontos!  consiste na criação de uma coletânea de textos populares e tradicionais recontados pelos alunos e enriquecidos com recursos multimédia.

A criação deste cenário de aprendizagem foi feita na perspetiva de professor bibliotecário, tendo por base a realização de um trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a disciplina de Português, numa turma de 7º ano.

Não descurando as orientações fornecidas, foi também consultado e usada informação do referencial de aprendizagens “Aprender com a Biblioteca Escolar” (1) para a elaboração deste artefacto.

No final é apresentado um exemplo do trabalho que pode ser feito com as ferramentas utilizadas.

 » Competências

  • Utilização da internet para pesquisa de informação;
  • Capaciade de selecionar informação relevante;
  • Avaliação das fontes de informação e dos conteúdos selecionados;
  • Utilização adequada de ferramentas web 2.0 no processo de aprendizagem;
  • Desenvolvimento da criatividade e da autonomia.

 » Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar

     Conhecimentos/ Capacidades: (1)

  • Define uma metodologia de pesquisa, selecionando ferramentas e fontes de informação (impressas ou digitais) a utilizar;
  • Utiliza, autonomamente e com segurança, as tecnologias e ferramentas digitais para comunicar, em situações do dia a dia e de aprendizagem.
  • Conhece,  caracteriza  e  domina  o  uso  de  técnicas  características  dos diversos média.
  • Usa autonomamente a biblioteca escolar para aceder e explorar os média, as ferramentas digitais e novos ambientes colaborativos de aprendizagem, de forma cada vez mais proficiente.

     Atitudes e valores: (1)

  • Mostra interesse e gosto pela leitura;
  • Revela imaginação e criatividade no uso dos média;
  • Valoriza o uso da biblioteca e dos seus recursos;
  • Tem um comportamento ético e responsável no uso dos média.

» Conteúdos curriculares

  • Literatura Popular e Tradicional: o conto popular; a lenda.

» Objetivos

  • Consolidar hábitos de leitura;
  • Incentivar o gosto pela preservação e recriação do património literário popular;
  • Recolher, reproduzir ou recriar produções do património literário oral;
  • Aumentar a competência no uso das TIC;
  • Desenvolver competências da literacia dos média.

 » Operacionalização

—   Fase 1 – Seleção e leitura de textos (30 min) - (na biblioteca escolar)

  • Seleção de contos e lendas tradicionais (em documentos impressos e eletrónicos) sob orientação do professor de português;
  • Leitura dos textos escolhidos.

    Fase 2 – Reconto das lendas selecionadas (60 min) - (na biblioteca escolar)

  • Utilização da ferramenta Google Docs para reconto da lenda ou conto escolhido;
  • Revisão linguística do texto elaborado efetuada pelo professor de português;
  • Realização da bibliografia e webgrafia do trabalho, sob orientação do professor bibliotecário.

   Fase 3 – Conclusão e publicação do trabalho (90 min) - (na biblioteca escolar)

  • Pesquisa de recursos na internet (áudio, vídeos, imagens, texto…;
  • Utilização da ferramenta Active Text Book para hiperligar os recursos selecionados;
  • Publicação do trabalho final no blogue da biblioteca escolar.

 » Recursos 

    Físicos

  • Livros da biblioteca escolar
  • Computadores

    Digitais

» Avaliação

    Indicadores de desempenho

  • Interesse e empenho na seleção e enriquecimento do conto/da lenda;
  • Respeito pela história original;
  • Indicação das fontes de informação;
  • Respeito pela propriedade intelectual.

    Instrumentos de avaliação

  • Questionário de autoavaliação da atividade;
  • Registos de observação;
  • Trabalhos realizados.

 » Exemplo

  • Exemplo do trabalho que pode ser feito com as ferramentas utilizadas.

https://activetextbook.com/active_textbooks/9198#page1  (clicar nos destaques coloridos do texto)

 

Bibliografia

 (1)    PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Aprender com a biblioteca escolar [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 20-11-2012.

Disponível em WWW: http://www.rbe.mec.pt/np4/referencial .html>

 

 

Comentários

  • anaclara há 1387 dias

    #ecoimooc3

    Boa noite,

    considero o seu artefacto de grande relevância. Tem muito boa extruturação e poderá ser um projecto a ser seguido como modelar, tanto para o ambiente de ensino como para actividades em bibliiotecas publicas. Muito interessante e inteligente.

  • Cristina Pinto há 1387 dias

    Boa noite

    Acho que está muito bem estruturado e a compreensão dos objetivos e metodologia é fácil. Na sua estruturação teve em consideração o aluno como papel central e promover o processo de aprendizagem.

    #ecoimooc3; #ecoimooc3t2; #artefacto1

  • Paula Rodrigues Häfliger há 1386 dias

    Boa noite Nelson

    como as colegas referiram, o teu trabalho está bem estruturado e é exequível Smile até para mim, com algumas adaptações já que os meus alunos não têm acesso a computadores nas minhas aulas... muito do trabalho é realizado em tpc.

    #ecoimooc3; artefacto1