Artefacto digital

Artefacto 1 – Modificações da Biodiversidade provocadas pelas alterações climáticas e os média

 

A atividade proposta surge pelo interesse e pela atualidade da temática, e tem objetivos variados, que passam por desenvolver nos discentes competências tecnológicas, digitais e de informação, e promover uma aprendizagem significativa baseada em diversificados recursos digitais.

 

Competências a desenvolver nos alunos

 

Na atual sociedade em rede é essencial os jovens, cidadãos do presente e do futuro terem competências que lhes permitam não só interpretarem a informação que recebem diariamente através dos média, mas que os ajudem também a criar conteúdos mediáticos, usando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Estas, sem dúvida, estão a provocar um conjunto de transformações na vida do Homem.

Assim, é essencial que os jovens aprendam na escola a selecionar e usar a informação criticamente, baseados em critérios rigorosos. É fundamental que aprendam também, a transformar a informação em conhecimento, e a argumentar as suas opiniões e a sustentar as suas opções com base em opções bem fundamentadas, a desenvolver a criatividade e a autonomia e, ainda, a desenvolver capacidades de autoaprendizagem de modo a ajustar-se a um trajeto de vida cada vez mais baseado na aprendizagem ao longo da vida.

Assim a literacia mediática é um conceito que ganha um papel fulcral neste contexto. Esta ajuda-nos a compreender o papel dos média na sociedade atual e fornece os instrumentos necessários para o exercício de uma cidadania ativa e para a inclusão dos indivíduos na Sociedade da Informação.

Acresce que as propostas de estratégias de ensino, apresentadas procuram atender a algumas recomendações da literatura da investigação em Educação. Assim, as estratégias de ensino propostas passam pelo que: incluam a avaliação diagnóstica; estejam contextualizadas; estejam centradas no aluno e promovam a realização de pesquisa; possuam caráter interdisciplinar (Nargund-Joshi & Liu, 2013); incluam, sempre que possível, trabalho de grupo colaborativo (Furtak et al., 2012); recorram a questionamento dos alunos (Johnson et al., 2012); incluam momentos de debate (Furtak et al., 2012) e prevejam momentos de avaliação formativa (Furtak et al., 2012).

 

Em suma, todos os contextos podem ser de aprendizagem. A literatura sobre literacia mediática e científica centrada na temática escolhida e as suas implicações no ensino formal das ciências apresenta diferentes propostas quanto a conhecimentos, atitudes e valores (…) necessários, que apesar de variados se traduzem em práticas que não se coadunam com as práticas letivas em ciências mais seguidas nas escolas. E é este o desafio que a escola enfrenta.

 

Objetivos de aprendizagem

 

Atualmente a literacia mediática e a literacia científica são essenciais para a análise crítica da realidade que nos rodeia, à qual acedemos com frequência através dos média. Assim sendo, para interpretar criticamente a informação veiculada pelos média, os discentes necessitam de compreender os conceitos de literacia mediática e científica. Para além do referido é necessário também que compreendam o conceito de biodiversidade, e conceitos básicos relacionados com a ciência das alterações climáticas: efeito de estufa, variabilidade climática, consequências das alterações climáticas, entre outros. Assim, os objetivos considerados para a proposta de atividade supracitada são:

ü  compreender os conceitos de literacia mediática e científica;

ü  compreender a importância da literacia mediática e científica na atualidade;

ü  compreender a relação entre literacia mediática e literacia científica;

ü  compreender o conceito de biodiversidade;

ü  distinguir entre contribuições naturais e antropogénicas nas alterações da biodiversidade;

ü  compreender que as alterações climáticas provocam alterações na biodiversidade;

ü  reconhecer a vulnerabilidade dos naturais às mudanças do clima;

ü  desenvolver atividades de ensino sobre as alterações da biodiversidade provocadas pelas alterações climáticas, recorrendo à peça no formato escrito;

ü  saber pesquisar e explorar criticamente  as informações disponibilizadas nos média.

ü  conhecer um conjunto de ferramentas digitais;

ü  saber  usar um conjunto de ferramentas digitais.

ü  contribuir para o desenvolvimento da autonomia necessária à aprendizagem ao longo da vida.

 

 

Ferramentas tecnológicas mobilizadas

 

A atividade elencada pretende promover a pesquisa, a leitura, e utilizar criticamente a informação disponibilizada, desenvolvendo competências variadas, nos discentes envolvidos. 

Através de notícias disponibilizadas nos média, e das potencialidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, os discentes pesquisarão notícias veiculadas sobre a temática supracitada, que partilharão, num blog da turma. Posteriormente irão debater a relevância das notícias, assumindo diferentes papeis, uns a favor e outros contra (Role –play). Para defenderem e fundamentarem as suas opiniões terão que pesquisar na internet.

No final será pedido também, aos discentes, para escreverem um artigo de opinião em relação às alterações da biodiversidade, em consequência das alterações climáticas e a eventual responsabilidade humana nas mesmas. O melhor artigo da turma será proposto para ser publicado no facebook da escola.

Introduzir os média em contexto de sala de aula para explicar certos conceitos científicos, como por exemplo, a perda de biodiversidade, em consequência das alterações climáticas, pode ser uma oportunidade para desenvolver simultaneamente a literacia mediática e a literacia científica dos estudantes.

 

Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas

 

A apresentação da atividade proposta será efetuado da seguinte forma:

- apresentação da proposta de atividade pela docente  às turmas de 10º e 11º anos, utilizando a ferramenta digital Prezi;

Quanto à atividade realizada pelos discentes:

- pesquisa na internet sobre notícias sobre a temática em estudo e sobre a fundamentação dos papéis no role –play;

-elaboração de trabalhos de investigação, em grupo, o resultado deste trabalho será apresentado um Powerpoint  (elaborado por grupo de trabalho); posteriormente estes serão divulgados através da ferramenta digital Slideshare.

- os trabalhos realizados serão também disponibilizados para consulta na página da internet da escola e no blog das turmas.

- Seguidamente, será elaborado de um artigo de opinião sobre a temática em estudo que será disponibilizado no facebook da escola.

- no final os discentes responderão a um quiz sobre a temática em estudo, onde se fará também a avaliação da atividade.

Bibliografia:

- Dupigny-Giroux, L._A., Toolin, R., Hogan, S., & Fortney, M. D. (2012). The Satellites, Weather and Climate (SWAC) Teacher Professional Development Program: Making the Case for Climate and Geospatial Literacy. Journal of Geoscience Education, 60 (2), 133-146. DOI:10.5408/11-238.1

- Furtak, E. M., Seidel, T., Iverson, H. & Briggs, D.C. (2012). Experimental and quasi-experimental studies of inquiry-based science teaching: a meta-analysis. Review of Educational Research, 82(3), 300–329. DOI: 10.3102/0034654312457206

- Johnson, C. C., Zhang, D. & Kahle, J. B. (2012). Effective science instruction: impact on high-stakes assessment performance. Research in Middle Level Education Online, (35)9, 1-14. ISSN 1940-4476

- Nargund-Joshi, V., &Liu, X. (2013). Understanding  Meanings of Interdisciplinary Science Inquiry in an Era of Next Generation Science Standards. Paper presented at the National Association for Research in Science Teaching Annual Conference, Rio Grande, Puerto Rico. Disponível em: http:// isep.buffalo.edu/documents/UndrestandingMeaningsofInterdisciplinaryScienceInquiryinanEraofNext_ForWebsite.pdf

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Comentários

  • Cristina Pinto há 1324 dias

    Boa noite Estela

    Sem dúvida devemos promover a literacia científica, deveremos estimular e desenvolver nos alunos  o seu espírito crítico, analítico e de inter ajuda. Cada vez mais a sociedade da informação exige mais de todos os seus cidadãos.

    Achei interessante as suas ferramentas digitais. As redes sociais são um meio digital que os alunos se sentem cativados e estimulados.

    Obrigada pelo seu artefacto1.

     

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  • Cristina_Marques há 1324 dias

    Olá EstelaSmile

    Considero a sua proposta muito interessante e adequada, aliada à pertinência do tema escolhido "Modificações da Biodiversidade provocadas pelas alterações climáticas e os média" - cuja abordagem faz parte da atualidade. É fundamental promover a literacia científica dos alunos sobre o tema e através das competências digitais.

    Obrigado por partilhar.

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