"Observação microscópica de células da epiderme da cebola"

Artefacto digital 1

Introdução:

O cenário de aprendizagem proposto para este 1º artefacto digital destina-se a um grupo turma do 3º ciclo do ensino básico. Constituem um conjunto de alunos com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos, com pouca experiência na realização de atividades laboratoriais mas com forte apetência para as novas tecnologias e, por isso, esta atividade prática pretenderá motivá-los para o tema inserido no “Domínio: Terra  — Um Planeta com Vida, Subdomínio: Sistema Terra: da célula à biodiversidade e para o descritor de desempenho: Compreender a célula como unidade básica da biodiversidade existente na Terra” aliado à literacia digital.

 

1- Conteúdos a explorar:

Para a realização da atividade prática “Observação Microscópica de Células da Epiderme da Cebola”, propor-se-á aos alunos que captem imagens da execução prática e realizem pequenos vídeos para que possam, posteriormente, elaborar o relatório da atividade sob a forma de video.

Sugere-se a visualização de um vídeo no youtube “Observação de célula vegetal” antes da realização prática ( https://www.youtube.com/watch?v=TLI_EdJIB3U ).

2- Competências a desenvolver nos alunos:

- Desenvolver a criatividade e a autonomia.

- Promover o trabalho em pares/grupos.

- Utilização da internet como fonte de informação para a realização de uma pesquisa.

- Análise da viabilidade da informação encontrada e das fontes de informação utilizadas.

- Criação de um vídeo no Masher e Jing como forma de sintetizar e melhor compreender os resultados obtidos.

- Desenvolver, nos alunos, competências na utilização das TIC e dos media.

 

3- Objetivos da aprendizagem:

- Os alunos promovem e aumentam a sua literacia científica e digital.

- Melhorar o desempenho no trabalho laboratorial.

- Promover a interação entre alunos e entre alunos/professor.

 

4 - Ferramentas tecnológicas utilizadas:

- Sala de TIC com acesso à internet.

- Câmara fotográfica e de vídeo.

- Sites para pesquisa de informação.

- Masher.

- Jing.

- Youtube.

 5- Operacionalização do uso das ferramentas tecnológicas:

Este artefacto digital pretende que os alunos promovam e aumentam a sua literacia científica e digital /utilização das TIC. Serão disponibilizadas 3 blocos de 90 minutos: no primeiro bloco, os alunos visualizarão o vídeo de apoio, executarão a atividade prática e capturarão imagens da mesma; no segundo bloco irão organizar a informação recolhida e darão início à elaboração  do relatório digital sob a forma de vídeo, recorrendo ao Masher e Jing. O terceiro bloco será para conclusão e para apresentação aos restantes colegas fazendo a auto e heteroavaliação do mesmo. 

Comentários

  • R.EstelaSilva há 1391 dias

    Excelente.

    Obrigada pela partilha

  • Cristina Pinto há 1390 dias

    Boa noite Cristina

    Gostei muito do seu artefacto e principalmente da pertinência do mesmo. A prática laboratorial é extremamente importante na aquisição de certos conceitos e aliar a mesma às novas tecnologias parece ser algo bastante vantajoso no processo ensino-aprendizagem.

    #ecoimooc3; #ecoimooc3t2; #artefacto1

  • Maria Antónia Grenho Marques Rodrigues há 1390 dias

    Olá Cristina!

    Também achei muito interessante o seu Artefacto. Ainda me lembro de ter feito experiências desse género na disciplina de Ciências e apesar de não termos, os meus colegas e eu, nessa altura, todos esses recursos tecnológicos, não deixavam de ser atividades em que todos gostávamos de participar. Reitero a opinião da Cristina Pinto sobre a pertinência da prática laboratorial pelo que se deveria investir mais nesse campo, pois como refere na introdução os alunos têm " pouca experiência na realização de atividades laboratoriais".

    Obrigada pela partilha!

    Maria

    #ecoimooc3; #ecoimooc3t2; #artefacto1

  • Francesco Tessari há 1342 dias

    Obrigado pela partilha.

    Francesco