A minha experiência sobre o uso de ferramentas digitais

Cara Profa. e caros colegas

Nas orientações deste tema 3 refere-se que “A aprendizagem colaborativa e o uso de ferramentas digitais são já parte do quotidiano escolar e de muitos outros cenários de aprendizagem”.

Perante esta firmação, poderei dizer que este aspeto nem sempre é tão linear, na medida em que ainda há muitos professores que se recusam e/ou não sabem utilizar as tecnologias digitais e muito menos as diversas ferramentas que existem à sua disposição para a realização do processo ensino aprendizagem.

É preciso também ter em atenção que nem todas as escolas possuem as tecnologias digitais necessárias e existentes em escolas de centros urbanos ou de província bem intervencionadas.

Ademais, é de destacar que por vezes as escolas que possuíram uma alta tecnologia, agora esta encontra-se avariada, não sendo possível arranjar por falta de verbas…

Estes aspetos e outros penso que devem ser tidos em consideração quando falamos do uso de ferramentas digitais no âmbito da escola.

Até breve!

Um abraço

Emanuel

Comentários

  • Ilda Maria de Oliveira Costa Silvério há 1391 dias

    Pois é colega :)

    Aqui no Brasil, então nem se fala, principalmente nas escolas do interior.

    tem escolas que são feitas de barro, sem as minimas condições, quanto mais ter equipamentos ou tecnologias digitais.

    Um problema muito grave.

    Bj

    Ilda

    #ecoimooc3t2, #ecoimooc3, #ecoimooc3t3

  • Maria Emanuel Almeida há 1391 dias

    Olá Ilda

    Quando escrevi este post estava para abordar o aspeto que refere.

    Sei como é, visto que tenho lecionado quase sempre em escolas onde as condições fisicas são tão más, ao ponto de desejarmos ter um quadro para escrever, porque o que há, está sempre molhado pela humidade e não permite escrever. Este é apenas um aspeto, mas poderia mencionar muitos outros... 

    Conheço também o que me diz, pois encontrei essas realidades quer em Angola quer em S. Tomé e Principe onde estive a trabalhar num projeto.

    No entanto, verifico que quando as condições fisicas são más as relações humanas são mais autênticas e ricas de valores.

    Obrigada pelo seu comentário.

    Um abraço

    Emanuel  #ecoimooc3, #ecoimooc3t3

  • Maria Antónia Grenho Marques Rodrigues há 1391 dias

    Olá Maria Emanuel e Ilda!

    Concordo com tudo o que afirmaram. Já estive em escolas nessas condições: numa os computadores que existiam nas salas de aula (um em cada) apenas serviam para "acumular pó", nada funcionava e os quadros interativos só serviam para as vezes em que eu levava o meu computador e requisitava um projetor. Não andamos todos à mesma velocidade: é a realidade e as generalizações são sempre perigosas ... Claro que os "cortes" no campo educativo vieram agravar a situação!

    Até breve!

    Um abraço,

    Maria

  • Ilda Maria de Oliveira Costa Silvério há 1390 dias

    Interessante e verdadeiro o que vocês comentaram sobre as relações humanas, eu cresci em Angola, e sempre que por qualquer motivo as aulas eram dadas no exterior, por exemplo debaixo de uma árvore com todos em redor, era uma maravilha. LaughingKiss

    Bjs

    Ilda

    #ecoimooc3t2, #ecoimooc3, #ecoimooc3t3