Aprendizagem colaborativa cooperativa

Aprendizagem colaborativa cooperativa

Eis o que entendi
«À primeira vista, colaborar e cooperar podem ser considerados sinónimos. No entanto a extensão dos termos é diferente: o termo colaborar tem maior amplitude do que o termo cooperar, o que faz da aprendizagem cooperativa um subtipo da aprendizagem colaborativa (Cuseo, 2000)»

Através da aprendizagem cooperativa procura-se dar a autonomia ao aluno através do apoio de uma linha estruturadora direccionando-o para os objectivos pretendiddos.
Por outro lado capacita o aluno a interagir embora de maneira individual a interagir com os seus parceiros de aula, contribuindo positivamente não só para o seu sucesso como também o dos outros.
O aluno será então capaz de analisar, reflectir, partilhar e alcançar o seus objectivos.
Na aprendizagem colaborativa , todos os alunos trabalham em grupo para atingir um determinado fim. O seu trabalho é independente de qualquer linha extruturante . A sua interaccção dentro de um grupo e o sucesso do seu trabalho é o resultado do sucesso do trabalho de todos. Todos colaboram para o sucesso de todos.

Citando « Itenerários de aprendizagem colaborativa/cooperativa :«A colaboração envolve sinergias e parte da premissa de que «o todo é maior que a soma das partes individuais« Assim, aprender de forma colaborativa produz ganhos superiores a aprendizagem solitária».

Aprender colaborativamentenão significa aprender em grupo, mas implica a possibilidade de poder contar com otras pessoas para apoiara sua aprendizagem e dar retorno, se e quando necessário, no contexto de um ambiente de aprendizagem não competitivo.»  

 

Ver mais: Aprendizagem colaborativa versus cooperativa http://www.portalwebmarketing.com/PlataformasColaborativas/Aprendizagemcolaborativaversuscooperativa/tabid/1986/Default.aspx#ixzz3tTjtUK5M 

https:/www.pucpr.br- aprendizagem colaorativa no ensinoo virtual

 

Comentários

  • Ana Luísa Gonçalves há 1416 dias

    boa noite, 

    gostei do que citou «A colaboração envolve sinergias e parte da premissa de que o todo é maior que a soma das partes individuais»

    «Assim, aprender de forma colaborativa produz ganhos superiores a aprendizagem solitária».

    cumps,

    Ana Luísa Gonçalves

    #ecoimooc3t3