Coloborativa

Para Adams, Carlson, & Hamm (1990), a aprendizagem colaborativa pressupõe algumas características pedagógicas, que são:

 1- a colaboração resulta melhor, quando os estudantes têm que resolver problemas reais;

2- um ambiente colaborativo cresce de forma natural e progressiva ao longo do

tempo, sendo alimentado por professores que consideram que cada elemento é um recurso único e necessário;

 3- aprender a pensar conjuntamente, como um grupo, pode ajudar muitos estudantes a aprender mais e melhor;

 4- um ambiente colaborativo funciona melhor, se permitir riscos, enganos e se gerar controvérsia;

 5-a aprendizagem colaborativa permite a praxis na resolução de problemas;

 6- os indivíduos aprendem melhor quando são individualmente responsáveis pelas subtarefas do grupo;

 7- os estudantes “menos talentosos” desenvolvem melhores atitudes de

aprendizagem quando trabalham com estudantes "bem sucedidos";

 8- os papéis mudam frequentemente entre estudante e professor.

ecoimooc3,#ecoimooc3t3,#artefacto2