TRABALHO COLABORATIVO -PESQUISA DE EXPRESSÕES CORPORAIS EM TEATRO, A PARTIR DE ELEMENTOS DA NATUREZA:TERRA / AR E RITUAIS MÁGICOS

TRAVESSIA ESPIRAL

https://ildasilverio.wordpress.com

Workshop para o dia 18-05-2012 orientado por Ilda Silvério e Maia Santos

INSERIDO NA PESQUISA PARA O TRABALHO FINAL DE APRESENTAÇÃO  DO GRUPO

"TRAVESSIA ESPIRAL"

ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA - EAD 

ECA-ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SP

 

INTRODUÇÃO

 

A arte do ator se divide em dois elementos essenciais que são a presença e a ação. E como a presença diz respeito a algo de íntimidade, é uma energia que percorre toda a ação cênica, que é a manifestação da própria energia do ator.

Só com a materialização da ação é que a energia íntima do ator, é possível que a energia chegue ao espectador.

Os exercícios que vamos fazer, terão como ponto de partida alguns elementos de treino energético e físico de transformação do peso em energia, dinamizando as ações físicas no tempo e no espaço, a relação com a terra, a relação com o ar, o trabalho das articulações e das várias partes do corpo, a relação entre atores, e o uso de objetos externos como imagens, música, sons, mantras, etc.

A partir das diferentes características de cada um desses estímulos, teremos o corpo como agente central, seja ele corpo concreto, cuja força, segmentação, enraizamento ou o corpo imagético, possam ser capazes de materializar diferentes qualidades de vibração na busca de uma expressividade pessoal.

PESQUISA DE EXPRESSÕES CORPORAIS

A PARTIR DE ELEMENTOS DA NATUREZA:

TERRA E AR

Travessia pressupõe uma jornada, isto é, ir de um ponto a outro, percorrendo um determinado caminho. Se a travessia é espiral essa jornada poderá ser paralela com o plano de base, onde se pressupõe um simples afastamento do centro, mantendo a mesma linha de base, ou ser uma travessia descendente, aprofundadora ou então ascendente, talvez inovadora.

Ao colocar essa travessia em relação aos elementos da natureza Terra e Ar, podemos inferir em relação à Terra uma espiral descendente, onde cada um se aprofundará e se enraizará. Ao enfocarmos o Ar, ao contrário, essa travessia deverá ser ascendente, onde cada um poderá se sentir desligado da linha de base, alcançando novos parâmetros e quem sabe novas visões de si e do mundo.

Levando em consideração a própria Natureza percebemos que o “vir-a-ser” poder ser considerado uma conexão com a Terra, onde a Natureza em semente hiberna antes de nascer. Quando nasce, se espalha pela linha de base e a partir daí sobe cada vez mais alto, como uma planta em crescimento ou como uma ave em pleno vôo.

 

EXERCÍCIO MÂNTRICO Nº. 1:

OM – MANTRA DE CONEXÃO COM A NATUREZA

(O objetivo deste exercício é fazer uma conexão e equilíbrio do ser, pois o mantra OM tem um grande poder vibracional e pode ser definido como o retrato sonoro do Verbo, a imagem espiritual do Ser Absoluto.)

-Todos os atores, formando um círculo de mãos dadas, com os pés bem assentes no chão, começam a pronunciar o som do mantra OM ao mesmo tempo, e cada um no seu ritmo respiratório, verbaliza o som ao expirar, formando no seu conjunto uma melodia.

 

EXERCÍCIO DAS SEMENTES, DAS MINHOCAS E DAS TOUPEIRAS:

(O objetivo deste exercício é cada um dos atores sentir-se em conexão com a terra, sem poder sair dela.)

-Sentar os atores todos bem juntinhos em círculo, virados uns para os outros, com os olhos fechados.

-Fazer um círculo à volta e distanciado do grupo alguns metros, com sal, farinha, galhos tecidos, plantas, etc.

-Alguns se farão de sementes, parados como que hibernando, outros de minhocas rastejando, outros de toupeiras, colocando as mãos na frente do rosto, como se fossem os bigodes e andando de joelhos.

-Os atores com os olhos sempre fechados vão poder sentir o limite do círculo, somente através do tato, e como pertencendo à terra não podem sair do círculo.

 

EXERCÍCIO DA PLANTA EM CRESCIMENTO:

( O objetivo deste exercício é sentir-se desabrochando, deixando o total contato com a terra e

abrindo caminho através dela para espalhar-se sobre o solo em contato com as demais plantas, sob o sol e o ar.)

-Os atores serão sementes se abrindo a gerar pequenas plantas que aos poucos vão crescendo e se tocando umas às outras, como num jardim ou floresta.

-Os atores devem estar enrolados sobre si mesmos, em contato com o chão e a partir daí deslocar-se para cima e para os lados, chegando a tocar-se uns aos outros.

-Os atores devem iniciar o processo bem próximos uns dos outros, sem poder deslocar-se.

 

EXERCÍCIO DAS AVES:

(O objetivo deste exercício é estabelecer uma comunicação com o elemento Ar.)

-Os atores inclinam-se para a frente, tocam o solo e ao levantar-se juntam as mãos em prece à medida que as vão levantando para o ar até esticar completamente os braços e mãos, saudando o sol.

-Descem os braços formando uma cruz com o corpo, partindo desta posição para a simulação de um vôo de pássaro.

Subindo e descendo o corpo, fazendo curvas, libertando-se do círculo e “voando” em liberdade, ao gosto de cada um, ora com movimentos lentos, ora com rápidos.

EXERCÍCIO MÂNTRICO Nº. 2

OM MANI PADME HUM

(O objetivo é que ele sirva como fonte de inspiração para que nosso dia-a-dia fique sempre mais feliz! )

OM -Fecha a porta para o sofrimento que vem do orgulho.

MA -Fecha a porta para o sofrimento que vem da inveja.

NI -Fecha a porta para o sofrimento que vem do nascimento, da doença, da velhice e da morte. Este sofrimento vem do desejo.

PAD -Fecha a porta para o sofrimento que vem da ignorância.

ME -Fecha a porta para o sofrimento da fome e da sede. Este sofrimento vem da ganância.

HUM -Fecha a porta para o sofrimento que vem da raiva ou do ódio.

 

ANEXOS (Referências)

BUSCANDO COMPREENDER A FUNÇÃO DE DRAMATURGISTA de MAGALI HELENA DE QUADROS**

**http://www.tede.udesc.br/tde_arquivos/2/TDE-2008-06-18T044322Z-459/Publico/Magali.pdf

MANTRA MAGICO – OM MANI PADME HUM E MANDALAS*

(Aconselho a leitura das notas explicativas anexas ao video para total compreensão).

*http://www.youtube.com/watch?v=TDUdT5z_CBU&feature=related

OM (AUM) – AR E TERRA…***

***http://www.youtube.com/watch?v=n4e9hcqVVfY&feature=related


Rituais Mágicos


.Sua conexão com as forças naturais e divinas.

.Todo Ritual é uma forma de comunicação com nossa mente subconsciente.
.O objetivo é nos centrarmos e canalizarmos toda nossa energia.
.Para direciona-la ao propósito para o qual estamos nos abrindo.


Ritual da Terra.
..Escolha uma fruta, pode ser uma maça por exemplo, ou outra qualquer, um pequeno calice de vinho tinto e um punhado se sal. Dirija-se a um local tranquilo, onde haja terra. Coloque a mao em contato com a terra do local, pegue um punhado na mão, olhe bem para este elemento. Acarecie a terra como se passasse a mao na pele de um grande animal dócil, sinta que a terra que voce toca tem vida. Entao enterre a fruta, jogue três punhados de sal e termine derramando o vinho por cima. Diga em voz baixa: “Gaia, receba toda a gratidão de minha parte por tudo que me ofereces bondosamente.”
..Esse Ritual pode ser feito outras vezes quando sentir vontade.
..Com esse Ritual voce comungara com o elemento Terra.

 

.Ritual do Ar.
..Para esse Ritual será necessário um incenso de flores.
..Vá até um local ao ar livre, usando uma roupa toda branca, com os pés descalços. Acenda o incenso e concentre sua atencao na fumaça que se eleva. Imagine que seus desejos e intenções se elevam até os reinos celestiais.
..De pé, abra os braços e sinta o vento, por mais suave que possa estar. Diante da fumaça do incenso, repita por três vezes:
“_Que o (a) Grande Deus (a) me conceda a leveza do elemento ar, me dando a graça de dançar com os Silfos.”
..Repita esse Ritual por sete dias, ele lhe colocará em harmonia com a leveza da vida e com os aspectos mais sutis de seu interior.
..Com esse Ritual, voce comungará com o Elemento Ar .


.Ritual do Fogo.

..Compre uma vela de sete dias comum e de cor branca. Arrume um local seguro, longe de panos ou papeis, pode ser uma mesinha de madeira ou de pedra, onde voce deixará a vela queimando durante sete dias. Depois de escolher o local, coloque a vela em um pratinho ou catiçal largo, de metal por exemplo, e a acenda num Domingo de manhã, primeiro dia da semana que é consagrado ao Sol, pois tem a influência dele.
..Concentre-se na chama da vela por cerca de cinco minutos, todos os dias, se possível no mesmo horário, dedique cinco minutos de concentração na chama da vela, basta olhar na chama e deixar os pensamentos livres. Talvez nas primeiras vezes você sinta que sua mente parece não dar sossego, mas com a prática do Ritual você se tornará mais calmo e desenvolverá a concentração que, além de ser muito necessária na vida diária, tambem o será nos próximos Rituais.
..Com esse Ritual, voce comungará com o Elemento Fogo.

 

.Ritual da Agua.

..Pegue uma taça de cristal, vidro, ou um copo transparente simples. Encha-o com água, coloque-o sobre uma mesa ou até mesmo no chão. Sente-se diante do copo com água, respire fundo, fique o mais confortável possível, tente deixar as emoções livres.
..Feche os olhos. Se desejar, coloque uma música suave, deixe-se relaxar por cerca de cinco minutos. Logo após este pequeno relaxamento, abra os olhos e fixe sua atenção no copo com água, olhe bem para a calma desse elemento e peça, mentalmente, que suas energias se harmonizem com a calma e suavidade da água. Diga, mentalmente ou em voz baixa:
“_ Que a Graça da Deusa desperte em meu ser a intuição, a calma e a purificação.”
..Repita esta afirmação por três vezes.
..Feita a afirmação, fique olhando para a água no copo por mais ou menos cinco minutos. Logo após esta concentração, agradeça à sua maneira e mentalmente, a energia feminina do Universo pela Benção recebida.
..Faça este Ritual por uma semana, todos os dias.
..Com esse Ritual, voce comungará com o Elemento Agua.


.Ritual de Intenção…

…Pegue uma vela branca nova, fosforos, um pedaco de papel, uma caneta preta e um pedaco de fio preto. Se voce gosta de incenso ou tem quaisquer outros objetos que lhe sejam especiais, como um cristal, pedra, cuia ou qualquer outra coisa, voce poderá usá-la mas eles nao são necessários
..Encontre um lugar calmo para trabalhar, onde outras pessoas não poderão incomodá-lo (a). ..Em um pequeno pedaço de papel, escreva suas intenções para este trabalho. Você quer ser …, aprender …, ou apenas conhecer mais? Se voce se sentir confortavel para chamar a Deusa e o Deus, faça-o. Se não você pode-se dirigir a Eles ou a qualquer forma Divina com a qual se sinta bem, como Deus, o Grande Espirito, o Tao, ou o Universo, etc
..Aqui esta um exemplo:
..” Eu (diga seu nome) peço em nome da Deusa e de Deus ajuda em meus estudos de… Pretendo completar esse trabalho com sucesso dentro do prazo de … e me tornar … se isso for correto e para meu melhor interesse e estiver em harmonia com tudo o que vive no Universo. Peço para estar aberto para todas as experiências e entender todas as lições ensinadas. Que assim seja! “.
..Segure a vela branca. Pense na espiritualidade. Pense na Divindade, na Deusa e no Deus. Convide-os para sua vida ou reafirme sua ligação com Eles. Acenda a vela. Se tiver incenso, acenda-o agora.
..Passe alguns instantes refletindo sobre a definição,a história e aonde voce espera chegar com ela.
..Leia sua lista de intenções em voz alta. Em seguida enrole o papel como um pergaminho e amarre-o com o fio preto, selando assim a sua intenção.


Imagens do Trabalho Colaborativo em Teatro


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Comentários

  • Gerson de Freitas Junior há 1433 dias

    Prezada Ilda,

    muitíssimo interessante a aplicação da aprendizagem colaborativa na área de artes cênicas.

    Obrigado por compartilhar experiência tão bonita.

     

    Gerson

     

  • Ilda Maria de Oliveira Costa Silvério há 1433 dias

    Oi Caro Gerson

    Muito obrigada pelo seu comentário.

    Que bom que gostou.

    Servem de incentivo todos os comentários que os colegas possam fazer e também podem sugerir ideias que possibilitem um projeto porterior.

    Esse projeto foi feito com base num texto e desde o início compartilhado, até por pessoas que não constam do projeto e quiseram ficar no anonimato.

    Apenas gostaram de participar e de colaborar.

    A apresentação deste trabalho consistiu num dos mais apreciados projetos de pesquisa e de performance, tendo envolvido dezenas de pessoas.

    Muito apreciado pelos professores da USP - SP

    Bj

    Ilda

     

    #ecoimooc3, #ecoimooc3t3, #artefacto2