Artefacto 2 objetivos

Como é que o blog vai mediar a aprendizagem cooperativa e colaborativa?

O blog partilhado por grupo comercial de 3 elementos, será utilizado como plataforma de interação destes. Terá características de círculo de aprendizagem (Johnson, Johnson &Holubec, 1990), referido por Sofia Malheiro da Silva no Texto 1, p.92), aqui registarão as suas dúvidas, os seus problemas de entendimento operacional da atividade, aqui partilhando confrontarão os diferentes pontos de vista, clarificarão os problemas e definirão estratégias de pesquisa, registo da informação selecionada com partilha ética e apoio à resolução de problemas e tomada de decisão.

A evolução interativa entre os membros blogueiros caminhará para o modelo de aprendizagem colaborativa, pretendendo desenvolver as 5 competências cognitivas (Adams, Carlson & Hamm, 1990): a clarificação, elaboração e interpretação, a partir de informação disponível na internet; informar e proferir opinião no blog; pedir a opinião dos outros membros; reunir e resumir a informação partilhada; e tomar a decisão ou resolver o problema ou dificuldade.

Para alcançar este comportamento social (Adams, Carlson & Hamm, 1990) é necessário cultivar em cada membro: a aceitação o compromisso de “ceder” posição quando necessário; empatizar e encorajar, compreendendo e ajudando a integração dos membros; controlar as intervenções com espaço para todos; libertar a tensão com harmonia das interações; e partilhar sentimentos e processos de grupo como auto-exame para a melhoria.

No entanto, o grupo terá um vínculo de implicação, para cada tema, problema ou dúvida, seguirá o modelo de Costa & Oliveira (2013: 3-4):

  1. cada tema constitui um fórum;
  2. cada membro terá de de efetuar 2 posts relacionados com o tema;
  3. cada membro apresentará um mínimo de 6 comentários, ao tema;
  4. cada membro pronunciará opinião, finalizando com tomada de decisão.

Cumprimentos.