Artefacto 2

A cooperação [colaboração] é a convicção plena de que ninguém pode chegar à meta se não chegarmos todos.”

Virginia Burden

in Lopes & Silva (2009, p. 3)

 

    • a) conceito/noções;

                  Conceitos básicos da ciência económica (objetivo e objeto)

    • b) objetivos; 

Aprender os conceitos básicos da ciência económica.

Construir conhecimento através do trabalho colaborativo.

    • c) ferramentas tecnológicas mobilizadas;

Utilizar o mundo virtual Second Life. Os alunos e o professor (tutor) criam personagens. Os alunos constroem um cenário de aprendizagem onde colaboram na elaboração de painéis interativos que concretizam os objetivos escolhidos.

Os alunos criam um evento onde serão debatidos os conceitos citados e manejados os painéis interativos.

    • d) 3 argumentos justificativos de que a atividade relatada implica aprendizagem colaborativa

O aluno é responsável pela aprendizagem dos conceitos básicos da ciência económica.

Os alunos são ativos, são criativos já que resolvem problemas e usam a informação, colaboram na elaboração dos painéis interativos e na criação do evento.

O professor facilita e aconselha (atua como tutor).