Artefacto2

ECOIMOOC -COMPETENCIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES 3ªEDIÇÃO 12 Dez 2015

Ana Clara Esteves Amaro

 

Artefacto 2- Relato de experiência de aprendizagem colaborativa- «O Youtube

e o Google Docs para promover a aprendizagem colaborativa»

 

1- Introdução

Este artefacto está ligado ao artefacto 1, e por isso reflectirá a aplicação de dois dos

meios digitais um mencionado no primeiro e outro que menciono agora. Ou seja a

ferramenta Youtube e a ferramenta Google Docs.

 

Para aprender uma lingua de forma rapida e atractiva é necessário a intervenção

de outros meios para além do curriculum base apoiado na teoria e na pratica escrita.

Assim e precedendo á ideia originada no artefacto 1, este relato liga-se a potência-

lidade da ferramenta digital visual e sonora Youtube e ao complemento Open Office.

O Youtube é um instrumento de grande interesse e de grande potencialidade, pois

pomove o desenvolvimento da oralidade e audição no que diz respeito ao contexto

da aula de inglês e ainda mais quando se refere ao ensino de crianças ou adultos.

«De acordo com Phillips (1993), o vídeo, autêntico ou concebido com o objetivo

específico de servir a aprendizagem de Inglês como língua estrangeira, permite

estabelecer um paralelo com a vida real uma vez que combina em si duas vertentes que

se interrelacionam, nomeadamente, a linguagem verbal oral e a imagem, facilitando,

assim, a compreensão de ambas.

O YouTube apresenta-se, deste modo, como uma ferramenta de trabalho rica em

informação e recursos audiovisuais, que poderá ser de grande utilidade na sala de aula

de língua estrangeira. »1

De acordo com Moran «O video é sensorial, visual, linguagem falada, linguagem

musical e escrita.»2

Por outro lado a forma escrita digital apoia o que primeiramente se observou, escutou e

apreendeu. O uso do recurso digital Google Docs na sua vertente de Powerpoint, oferece

ao estudante a possibilidade, não só de apresentar as suas próprias conclusões acerca

do que assistiu, como também partilhar o que descobriu por si próprio e que deseja

dar a conhecer na aula. O elemento visual, acompanhado pela parte escrita e com a

conjugação de elementos sonoros. O Google Docs é uma plataforma online de trabalho

colaborativo que pode ser utilizado sempre que o aluno precise, seja aonde estiver, e da

forma que entender, tendo sempre em vista a sua e a aprendizagem de seus pares.

Desta forma pode-se concluir que existe sem dúvida complementariedade entre recursos

digitais. Todos no entanto concorrem para o mesmo fim, a colaboração na aprendizagem.

 

2- Conceitos/ Noções

Neste projecto pretende-se utilizar tanto os conceitos de Cooperação como também

conceitos de Colaboração quando utilizados em contexto de sala de aula, tendo como

recursos as ferramentas digitais assinaladas.

 

 

3-Objectivos

Através desta experiencia pretende-se que os alunos compreendam a utilidade tanto

do Youtube, como do Google Docs para não só apreenderem novos conceitos como

também a adquirirem novos conhecimentos e mais importante ainda saberem utilizar

estas ferramentas colaborando e partilhando com o seu próprio trabalho, isto é:

 

1- Desenvolver competências a nivel da linguagem e da escrita.

2- Ter capacidade de análise de material audiovisual e saber aplicar os seus

conhecimentos, na aula e para a aula.

3- Ser capaz de criar os seus próprios videos educativos em feedback do pedido

do professor.

 

4- Produzir trabalho autonomamente apresentando-o na aula contribuindo para

o desenvolvimento da mesma.

 

5- Reconhecer outras realidades culturais e sociais e saber interagir com elas e

dá-las a conhecer aos seus pares.

 

 

4- Ferramentas tecnológicas utilizadas

 

Neste projecto-relato serão utilizadas duas ferramentas tecnológicas: O Youtube

e o Google Docs. O Youtube será utilizado como meio de visualização de videos e

posteriormente de colocação de videos pelos alunos e possivél criação temática de

videos escolhidos de acordo com o curriculum básico da aula.

Já o Google Docs será usado como complemento para apresentar trabalhos(apresenta

ções) onde para além do material escrito, se aplicará outras funcionalidades como videos

imagem, fotografia etc.

 

 

5- Argumentos Justificativos

 

« As técnologias para a aprendizagem colaborativa têm oferecido novas oportunidades

para a construçao colectiva de conhecimentos, por exemplo wikis, blogs,listas de discussão»3

 

Nesta actividade proposta de aprendizagem e aquisição de conhecimentos relativos

a lingua inglesa, tanto pela visualização- audição de videos e transposição para trabalhos

que incorporam os meios utilizados ( Youtube, Open Office Powerpoint) reconhece-se

uma aprendizagem colaborativa, pois de acordo com o expressado por Larusson e Alterman

sobre as atividades de aprendizagem colaborativa« ...qualquer ambiente wiki, mesmo o mais

básico, possui características que possibilitam o desenvolvimento de tarefas metacognitivas,

o desenvolvimento da reflexão e o desenvolvimento da auto/ coexplicação.»

Isto significa que:

 

1- Se se capacitou os alunos a se tornarem autónomos na sua aprendizagem,

desenvolvendo as suas capacidades cognitivas e sociais, alargando o seu ponto de

vista pessoal.

 

2- Desenvolveu o seu pensamento crítico, tornando-se capaz de formular as suas opiniões

questionando e intervindo no contexto da aula, partilhando conhecimentos por ele

explorados e trabalhados com os seus pares.

 

3- Apropriar-se do seu saber individual e reconhecer o que ainda precisa de aprender

e saber aprender com os outros.

 

 

 

 

4- O professor passa da sua função de transmissor de conhecimentos para orientador do

percurso do aluno. Citando Altet« O professor já não comunica um «saber conteúdo

feito« mas «guia» acompanha o aluno nas suas investigações, experiências, actividades

iniciativas e ajuda a definir problemas; leva-o a formular questões, a analisar dados,

a ensina-los a construir uma resposta; adapta-as as sua intervenções às necessidades

de cada um » desenvolvendo uma «nova relação dialética professor alunos» que reforça

a aprendizagem.

 

 

 

6-Exemplo de relato de aprendizagem colaborativa na aula de ingles

 

1º Dia

 

A aula é iniciada por um pequeno resumo da materia a dar, seguida pela visualização de

alguns videos no Youtube.

Continua depois com uma discussão dos mesmos videos, analisando-os e comparando-os

com outros exemplos, podendo até incorporar a sua própria realidade dando o seu ponto de

vista e procurando pelo mesmo meio audiovisual mostra-la aos seus colegas.

No fim da aula o professor pedirá que façam mais uma reflexão acerca da aula, querendo

por este modo um feedback, que seria discutido no dia seguinte.

 

2º Dia

 

A aula seria dedicada a discussão do trabalho realizado pelos alunos através do recurso

Google Docs. Seja na forma de apresentação. criação de texto, ou audiovisual.

Trabalho colaborativo em que todos os alunos trabalham individualmente mas também

para todos.

 

 

7- Conclusão

Expressando o que já anteriomente foi referido, as novas tecnologias são instrumento

utilíssimo para a aprendizagem. No entanto cabe ao professor a sapiência de as saber

usar e aplicar para o fim por eles pretendido e que este chegue na melhor forma.

De acordo com Richards and Rodgers 2001«A inserção de recursos tecnológicos em

sala de aula é apenas um passo, sendo necessário ir além da inovação, transformando a

prática educativa em espaços efectivos, prazeirosos e qualificados...»

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia

 

Artigos :

 

Alves, Manuela Cristina Ferreira ; Coutinho, Clara Pereira- in Educação e sociedade de

aprendizagem- Um olhar sobre o potêncial educativo da internet»- Revista de Formacion

i innovacion universitária- Repositório da Universidade do Minho 1989-0257

http://hdl.handle.net/1822/11229 pags. 207, 208, 214

 

Dallacosta, Adrianna- in Vídeos indexados: que benefícios trazem para o professor e para os

alunos -Informática na Educação PGIE/UFRGS,

www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/3bAdriana.pdf

Dias, Cristina Ribeiro inO YouTube: potencialidades pedagógicas na aprendizagem da Língua

Inglesa no 1.º ciclo do ensino básico -Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de

Educação 2013 Porto (1)

http://hdl.handle.net/10400.22/3981

 

Dias, Reinilde in Integração das Tic ao ensino e aprendizagem de lingua estrangeira e o

aprender colaborativo online- Faculdade de Letras -UFMG- Revista Moara, Belém UFPA

Mestrado em estudos Linguísticos e Literários, nº30 2008 pags- 4,8

 

Lourenço,Paulo- Oliveira, Isolina-in Práticas de avaliação formativa em ambiente Wiki-

Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros- Universidade Aberta. Pags 5, 6,7,8

 

Okada, Alexandra, Okada, Saburo, Santos, Edmia- in Co-learn-ciberconferência e ciber-

mapeamento para aprendizagem colaborativa aberta em cibercomunidades-

Edição Open University.UK 1 Maio 2008 Associação brasileira de Pesquisa de Cibercultura

São Paulo-BR pags 5-6

 

Prieto, R.A-in Youtube como paradigma del video y la television en la Web 2.0- TesisDoctoral

Universidad Complutense de Madrid .Depto de Comunicacíon Audiovisual y Publicidad 1

Madrid , 2011.Prieto 2012 pags 27, 104

 

Silva, S.M- in Itenerários de Aprendizagem Colaborativa/ Cooperativa em contexto Online

Universidade Aberta.Departamento de Educaçãoe Ensino à distância. Lisboa ,Abril 2011

https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/.../Sofia_TeseFinal.pdf

 

Vários autores- A aprendizagem colaborativa do ensino virtual

www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/.../com/TCCI167.pdf

Comentários