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Artefacto 2 - Caracterização de seres vivos através da aprendizagem cooperativa /colaborativa

Artefacto 2 - Caracterização de seres vivos através da aprendizagem cooperativa /colaborativa

 

a)   Conceitos/noções

 

Para além da aprendizagem individual é importante considerar também a aprendizagem em grupo, a qual pode assumir as formas de aprendizagem cooperativa ou colaborativa.

Embora existam características gerais semelhantes entre as aprendizagens cooperativa e colaborativa, é possível reconhecer a existência de fatores que criam alguma diferenciação entre elas (Silva, 2011).

Silva (2011) estudou as características das aprendizagens cooperativa e colaborativa na ótica de diferentes autores. Relativamente às características consideradas genericamente comuns são apontadas várias. De acordo com Silva (2011, p. 105) “ (…) ambas são abordagens pedagógicas de grupo nas quais se partilham tarefas a realizar, de forma a construir novos conhecimentos.” Na prática isto também significa que, para além dos alunos trabalharem e aprenderem em grupo, eles são responsáveis pela sua aprendizagem. Na minha opinião, este tipo de aprendizagem é importante, na medida em que os alunos vão aprender através das pesquisas que efetuam e das interações que estabelecem com os seus colegas. E que papel está reservado ao professor neste cenário de aprendizagem? A função do professor continua a ser importante, apresentando um comportamento de guia, orientando os alunos, isto é, permitindo que os alunos procurem, selecionem e assimilem a informação que precisam para a sua aprendizagem. Também foram identificados fatores diferenciadores relativamente aos dois tipos de aprendizagens, tais como: na aprendizagem colaborativa o professor deve manter alguma distância do grupo enquanto na aprendizagem cooperativa o professor pode integrar o grupo de trabalho; os alunos podem desempenhar várias funções na aprendizagem cooperativa; a aprendizagem colaborativa é mais flexível e permite maior autonomia aos alunos, na medida em que o professor exerce um controlo menos apertado do processo de aprendizagem.

A mediação da aprendizagem cooperativa/colaborativa através da utilização de ferramentas digitais é pertinente. Os alunos, em geral, já lidam diariamente com este tipo de ferramentas, pelo que cabe ao professor promover ambientes de aprendizagem que incluam aquelas ferramentas (na minha opinião, de preferência as mais adequadas a cada contexto e que sejam mais motivadoras e interessantes para os alunos). Costa e Oliveira (2013, p. 3) referem que “O trabalho desenvolvido com suporte na web 2.0 permite ao professor avaliar, além dos conhecimentos dos alunos no âmbito da disciplina em questão, as suas capacidades de comunicação, de pesquisa e de seleção de informação.”

 

 

 b) Objetivos de aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são os seguintes: promover a utilização de ferramentas tecnológicas; promover a aprendizagem através da utilização de ferramentas tecnológicas; desenvolver a aprendizagem em grupo; promover a reflexão crítica; desenvolver a autonomia dos alunos.

 

 

 c) Ferramentas tecnológicas mobilizadas

 

A atividade de aprendizagem cooperativa/colaborativa que proponho desenvolve-se num conjunto de aulas da Disciplina de Ciências Naturais do 2º Ciclo numa determinada turma. Nestas aulas é proposta a realização de um trabalho de grupo sobre as principais características de seres vivos. O trabalho consta das seguintes fases:

 

A - PREPARAÇÃO E DISCUSSÃO NO GRUPO

 

O professor e os alunos vão centrar o seu trabalho na ferramenta digital wikispaces (www.wikispaces.com). Neste espaço vão ser criados grupos de trabalho dentro da turma com áreas específicas de trabalho. Cada grupo vai “trabalhar” um ser vivo diferente. 

Cada grupo tem de efetuar as seguintes tarefas:

  • No Google (https://www.google.pt/pesquisar informações sobre um ser vivo relativamente aos seguintes aspetos: nome, descrição, habitat, ciclo de vida, alimentação e comportamento.
  • No Google (https://www.google.pt/selecionar uma imagem do ser vivo;
  • No youtube (https://www.youtube.comselecionar um vídeo relativo ao ser vivo escolhido.
  • No wikispaces e na respetiva área de edição cada grupo deve:
    • Editar (trabalhar) a informação recolhida;
    • Inserir a imagem do ser vivo;
    • Inserir o vídeo selecionado.

Observação: Nesta fase, só têm acesso à área de trabalho de cada grupo os membros desse grupo e o professor.

 

 

 

B - APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO NA TURMA

Depois de preparados e discutidos em cada grupo, os trabalhos são apresentados a todos os elementos da turma através de áreas específicas onde todos têm acesso. Nesta nova interação os alunos da turma, bem como o professor, podem comentar os diversos trabalhos e fazer sugestões. Os alunos também podem aproveitar esta fase para reformular os seus trabalhos.

  

C - DEBATE

Em simultâneo, no wikispaces, o professor promove um debate para os alunos da turma participarem. O debate pode estar relacionado, por exemplo, com uma notícia no âmbito dos conteúdos.

 

Depois de efetuadas todas as reformulações que os alunos considerem pertinentes para os seus trabalhos, os mesmos ficam concluídos e disponíveis na plataforma de trabalho. A avaliação da atividade terá em conta a qualidade do trabalho de grupo produzido e a participação dos alunos (nos trabalhos e no debate).

 

 

 

 

d) 3 argumentos justificativos de que a atividade relatada implica aprendizagem colaborativa

 

Na minha opinião, a atividade que proponho apresenta características de aprendizagem colaborativa a vários níveis:

Os alunos são responsáveis pela sua aprendizagem. Por exemplo, para além de conhecerem e utilizarem ferramentas digitais, quando pesquisam informação trabalham os conteúdos e apropriam-se deles. Por outro lado, a discussão entre os membros do mesmo grupo, entre todos os membros da turma e a orientação prestada pelo professor contribuem certamente para a aprendizagem dos alunos. Além disso, a participação dos alunos no debate também contribui para o desenvolvimento da sua capacidade de reflexão sobre os assuntos. A existência de diversos pontos de vista sobre os mesmos assuntos enriquece a aprendizagem e permite a reformulação do trabalho.

Os alunos trabalham e aprendem em grupo. Para realizarem a tarefa proposta todos os membros do grupo trabalham em conjunto (Silva, 2011). Na atividade proposta os alunos trabalham em colaboração com os seus colegas, num clima de abertura e de coordenação visando o mesmo objetivo global. A existência de grupos de trabalho promove a interação entre os membros do grupo, pelo que se influenciam mutuamente. Por outro lado, na fase em que os grupos apresentam e disponibilizam os seus trabalhos aos colegas, o trabalho de grupo continua na medida em que ainda há discussão em torno dos trabalhos, com reflexos na qualidade final dos mesmos. Por outras palavras, nesta atividade o trabalho final de cada grupo é o resultado das reflexões dentro do grupo e dentro da turma, tendo como guia o professor. De acordo com Larusson e Alterman, 2009, citado por Dias e Oliveira (2012, p. 6) “as atividades de aprendizagem colaborativa podem ser realizadas individualmente ou em grupo, em momentos de sincronia ou de assincronia.”

Na atividade proposta o professor guia os estudantes, acompanha o processo de aprendizagem (mantendo a distância relativamente aos grupos) e intervém nos momentos que considera oportunos.

 

 

 

 

 

 

Bibliografia/Recursos de aprendizagem

  

Box of Tricks. http://www.boxoftricks.net/internet-resouces-for-education.

Costa, H. & Oliveira, I. (2013). As redes sociais no apoio ao ensino presencial – um instrumento de avaliação. Atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa.

Dias, P. & Oliveira, I. (2012). Práticas de avaliação formativa em ambiente wiki. Atas da Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC. Instituto Politécnico de Bragança.

Silva, S. (2011). Colaboração/Cooperação: Conceitos e Preconceitos, cap 3, 82-117, Itinerários de @prendizagem Colaborativa / Cooperativa em Contexto Online, Tese de Doutoramento, Lisboa: Universidade Aberta.

Wiki de Ambientes Virtuais Aprendizagem, Projeto MPeL, Universidade Aberta https://avampel4.wikispaces.com/x2.%20Wikis

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