Artefacto 2

DESCRIÇÃO GERAL

Literacias a serem trabalhadas: Literacia da leitura, da informação e dos media

Tema: Partilha de livros e leituras

Ano: 5º e 6º anos

Escola: AE de Valpaços

Intervenientes: Docentes de Português de 2º ciclo do AE e Equipa da BE

Duração: 2º e 3º períodos

a)    Conteúdos curriculares a explorar

- Oralidade

- Leitura

- Escrita

- Debate

- Textos narrativos e poéticos

b)    Competências a desenvolver nos alunos

1. Ligado à Biblioteca Escolar

Literacia da leitura

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais complexas;

2.Escolhe leituras, de acordo com os seus interesses, necessidades e competências leitoras adequadas a este ciclo;

5. Relata experiências de leitura, identificando textos, autores, personagens ou acontecimentos que marcaram o seu percurso de leitor;

7. Desenvolve hábitos de leitura;

9. Utiliza as tecnologias e ferramentas digitais para comunicar e responder aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares, respeitando indicações e normas de segurança;

10.Domina a organização da biblioteca escolar e utiliza autonomamente os seus recursos físicos e digitais.

Literacia dos média

3. Percebe como os média informam e formam a opinião.

4. Explora videojogos e outro software com fins educativos.

5. Usa os média, ferramentas digitais e ambientes sociais de partilha para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida

7. Identifica e aplica autonomamente normas éticas e procedimentos de segurança associados à utilização dos média e à comunicação on‑line.

Literacia da informação

7. Trabalha colaborativamente com os seus pares, apresentando e defendendo os seus pontos de vista

10. Usa as suas próprias palavras, resume, parafraseia, aplica as regras de citação à informação transcrita e elabora bibliografias.

11. Escolhe um formato ajustado aos conteúdos a apresentar, usando as ferramentas adequadas (digitais ou outras).

12.Partilha as aprendizagens realizadas em ambiente tradicional ou usa, com alguma autonomia, ambientes on‑line sugeridos pelo professor para esse efeito

2 - Atitudes e valores

  1. Demonstra curiosidade;
  2. Mostra interesse e gosto pela leitura;
  3. Participa na troca e debate de ideias;
  4. Revela espírito crítico;
  5. Respeita diferentes opiniões;
  6. Comunica com rigor;
  7.  Valoriza o uso da biblioteca e dos seus recursos

c)     Objetivos de aprendizagem

  • Promover hábitos de leitura;
  • Partilhar experiências;
  • Contactar e conhecer o espaço da BE e a sua organização;
  • Conhecer e construir espaços on-line cooperativos: “Wikispaces”
  • Partilhar leituras;
  • Desenvolver o sentido crítico e cooperativo.
  • Interagir e produzir/publicar conteúdos

d)    Ferramentas tecnológicas mobilizadas

  • Livros
  • Computadores
  • Publisher
  • Power Point
  • Adobe After Effects CS6
  • Ferramentas Digitais: Audacity; Wikispaces

e)     Operacionalização/ tarefas

1º momento: Reunião

- Apresentação aos professores de Português da ferramenta digital de cooperação “Wikispaces”;

- Formação sobre a ferramenta digital;

  • Duração: 50 minutos

 

2º momento: Sala de aula

- Apresentação aos alunos da ferramenta de cooperação “Wikispaces” e sua utilização;

- Inscrição dos alunos na “Wikispaces” e distribuição das palavras-passes para o seu acesso;

  • Duração: 50 minutos

 

3º momento: biblioteca

- seleção das obras pretendidas

  • Duração: ao longo do 2º e 3º período

 

4º momento: em sala de aula, na biblioteca e em casa

- preparação da apresentação dos livros em vários suportes: Word, Power Point, Publisher…;

- publicação/partilha das apresentações/leituras;

- análise crítica (online) das obras apresentadas pelos colegas

  • Duração: ao longo do 2º e 3º período

 

5º momento: sala de aula

- análise das apresentações, da cooperação e comentários realizados pelos alunos das diferentes turmas pelos professores de Português;

  • Duração: ao longo do 2º e 3º período

Avaliação

Pode ser visualizado no blogue da BE http://bevalpacos.blogspot.pt/

Indicadores de desempenho

- Aplicação dos conhecimentos adquiridos em Português

- Cumprimento das tarefas atribuídas

- Iniciativa, interesse, cooperação e empenho dos alunos nas tarefas propostas.

 

Instrumentos de avaliação

- nº de alunos envolvidos na atividade

- nº de trabalhos partilhados

- avaliação/inquérito online da atividade

Comentários