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Artefacto Digital 2 - Criação de uma plataforma Moodle e utilização de outras ferramentas Web 2.0, para a exploração do domínio “LUZ

Artefacto digital 2

A aprendizagem colaborativa e cooperativa

Disciplina: Físico-Química

Ano de escolaridade: 8ºano

Atividade: Criação de uma plataforma Moodle e utilização de outras ferramentas Web 2.0, para a exploração do domínio “LUZ

 

a) Conceitos/ Noções

Domínio: Luz

Subdomínios: Ondas de Luz e Sua Propagação; Fenómenos óticos.

  • A luz visível e a luz não visível – o espetro eletromagnético.
  • Corpos luminosos e iluminados;
  • Materiais transparentes, translúcidos e opacos à luz visível;
  • Como se propaga a luz visível:
  • Emissores e recetores de luz não visível;
  • Ondas luminosas e grandezas características das ondas;
  • O espetro eletromagnético e suas caraterísticas Físicas;
  • Reflexão e refração da luz;
  • Lei da reflexão da luz;
  • Os espelhos:
  • As lentes.

 

b) Objetivos

  • Construir e utilizar a plataforma moodle, partilhada, evidenciando a sequencialidade das aprendizagens;
  • Conhecer, pesquisar e saber utilizar aplicações móveis para a exploração e o ensino do domínio “Luz”;
  • Conhecer, pesquisar e saber utilizar aplicações móveis para a resolução de exercícios e simulações no âmbito do ensino do domínio “Luz”;
  • Avaliar de forma objetiva aplicações móveis com utilidade para o ensino e aprendizagem, do domínio abordado;
  • Adquirir novas competências e abordagens através do ensino colaborativo e cooperativo;
  • Utilizar outras ferramentas Web 2.0 para, nomeadamente, a avaliação das aprendizagens, apresentações de conteúdos e brainstormings.

 

c) Ferramentas tecnológicas mobilizadas

I- Plataforma moodle

II- Aplicações para dispositivos móveis

III- Outras ferramentas

 

I- Utilização e construção da plataforma moodle

  • Recursos
  • Fórum de dúvidas
  • Submissão de trabalhos
  • Fórum café
  • Questionário
  • Referendo
  • Pauta de avaliação

 

II-        Algumas aplicações para dispositivos móveis sugeridas para a exploração do conteúdo “Luz”. 

  • Glass

 Um jogo de laser cheio de experiências onde se aprende a usar espelhos, lentes, prismas e outros dispositivos para manipular os raios de luz.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cube3rd.glass&hl=pt-PT

  • Lentes convergentes

Com esta aplicação aprende-se os princípios básicos da reflexão e refração da luz através de uma lente convexa.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dm.converging_lenses_es

  • Prism light

 Criação de vários puzzles nos quais se utilizam espelhos, prismas, filtros de cor, buracos negros entre outras surpresas.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.AndroidShadowpuppets.PrismLight&hl=pt-PT

  • Refraction Lite

Utilização de espelhos e prismas para separar ou combinar um laser das várias cores, interagindo, ao mesmo tempo, com vários objetos. Esta aplicação oferece vários níveis de diferentes graus de dificuldade.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.textualindices.refractionlite&hl=pt-PT

 

III-      Outras ferramentas web 2.0

  • Avaliação através do nearpod e socrative

 https://www.nearpod.com/

 http://www.socrative.com/

  • Utilização de murais através da ferramenta Padlet

https://pt-br.padlet.com/

  • Criação de nuvens de palavras através da ferramenta Wordle

http://www.wordle.net/ 

  • Apresentações em powToon

http://www.powtoon.com

 

d) 3 argumentos justificativos de que a atividade relatada implica aprendizagem colaborativa

  1. A Criação da plataforma moodle que, entre outras potencialidades: fomenta a melhoria das aprendizagens dos alunos, assentes num contexto mais inovador e numa pedagogia mais eficaz; permite um acesso compartilhado dos trabalhos desenvolvidos, discussão e reformulação; e promove a colaboração no sentido de fazer em conjunto e a cooperação com um objetivo comum.
  2. A implementação, a consolidação e a exploração das novas tecnologias educativas, nomeadamente, as dinâmicas da utilização das ferramentas Web 2.0, as aplicações móveis, o próprio ambiente virtual de aprendizagem através da prática interativa, promove a interação em grupo, o espírito de entreajuda e o ensino pela descoberta.
  3. A sequencialidade dos passos metodológicos de uma forma flexível, para que durante o processo formativo, os alunos possam acompanhar, refletir e responder às questões e aos desafios suscitados, satisfaz um ambiente de aprendizagem cooperativo e colaborativo permitindo, também, uma avaliação conjunta e/ou individual e uma auto e heteroavaliação.

 

Bibliografia

- Carvalho, A. (2008). Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores, Lisboa: Ministério da Educação, DGIDC.

- Costa, Henriqueta e Oliveira, Isolinda Oliveira. As redes sociais no apoio ao ensino presencial – um instrumento de avaliação, Universidade Aberta, Lisboa

 - Dias, Paulo e Oliveira, Isolinda. Práticas de avaliação formativa em ambiente wiki”, Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros e Universidade Aberta, Lisboa

- Fiolhais, C., Ferreira António, Constantino Bernardete, Portela Carlos, Braguez Fernanda, Ventura Graça, Nogueira Rogério, e Rodrigues Sérgio (2013). METAS CURRICULARES DO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO, Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.

- Sofia Malheiro. Itinerários de aprendizagem Colaborativa / Cooperativa em Contexto Online, Universidade Aberta, Lisboa

 

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cube3rd.glass&hl=pt-PT

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dm.converging_lenses_es

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.AndroidShadowpuppets.PrismLight&hl=pt-PT

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.textualindices.refractionlite&hl=pt-PT

https://www.nearpod.com/

 http://www.socrative.com

https://pt-br.padlet.com/

http://www.wordle.net/ 

http://www.powtoon.com/

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