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A aprendizagem cooperativa mediada por ferramenta digital na dinamização de atividade económica no setor do imobiliário.

Negócio de imobiliário e arte em ambiente online.

As ações de intervenção no mercado imobiliário são a identificação de produto com oferta online, que reúna as características da procura mercado específico (ou segmento), em área geográfica específica.

O negócio de arte tem carácter de oportunidade, dada a proximidade com o artista e a dinamização de espaço físico comercial.

Este negócio ou empresa constitui-se como uma equipa (grupo) de três elementos: a gerente da empresa, o artista e o elemento de ligação ao segmento de mercado específico.

Ferramenta digital é o BLOG

A permissão da comunicação assíncrona, permite o encontro online dos três elementos onde desenvolverão reflexão e auto/ coexplicação (Lourenço Dias, 2012: 6). dos temas, fundamentado em pesquisa, seleção de informação para partilha e apoio à resolução de problemas e tomada de decisão Obrigará os elementos a uma interação cooperativa e colaborativa.

Aprendizagem cooperativa

Lourenço Dias (2012) apresenta-nos cooperação como um trabalho dividido pelas partes que depois se reúnem e conjugam no resultado final. No entanto, Malheiro da Silva, S. (texto 1) integra-nos na aprendizagem cooperativa, em que a cooperação é «uma aproximação estruturada e metódica» (p.86) que encaminha e define técnicas. A aprendizagem cooperativa é definida pelo professor, estruturada ou segmentada pelos elementos do grupo que depois reúnem os contributos para o resultado final.

Como a atividade a desenvolver não é de aprendizagem mas comportamental acrescemos os conceitos de cooperação de Thomas (1992) referidos em Carvalho Ferreira et al. (2011), na intenção estratégica dos indivíduos perante o conflito e negociação, que em meu entendimento não contradizem os conceitos de Malheiro da Silva, S. e Lourenço Dias (2012), sendo mais adequados à atividade económica. Assim:

Cooperação é uma intenção estratégica que reflete «o grau em que cada uma das partes se preocupa activamente com os interesses da outra parte» (Carvalho Ferreira et al., 2011: 588). Este comportamento pode tender para acomodação, fraqueza e submissão.

 

A evolução interativa entre os membros blogueiros utilizará o modelo de aprendizagem cooperativa (Malheiro da Silva, S.), com aproximação estruturada e metódica, que define o caminho da organização e determina as técnicas a utilizar.

No entanto, o grupo terá um vínculo de implicação, para cada tema, problema ou dúvida, seguirá o modelo de Costa & Oliveira (2013):

  • Cada tema constitui um fórum;
  • Nesse tema ou fórum, cada membro terá de efetuar 2 posts relacionados;
  • Cada membro apresentará, um mínimo de, 6 comentários ao tema;
  • Finalizando com opinião dos membros, negociação e finalizando com tomada de decisão.

Como é que o blog vai ser mediador da aprendizagem cooperativa e colaborativa?

O blog partilhado por grupo comercial de 3 elementos é utilizado como plataforma de interação destes. Terá característica de círculos de aprendizagem (Johnson, Johnson & Holubec (1990) referido por Sofia Malheiro da Silva no Texto 1, p.92), quando a gerente estabelece «um objetivo específico, numa partilha de ideias e de materiais, numa divisão de trabalho» e o resultado final depende da conjugação dos diferentes contributos.

Referências:

  • Lourenço Dias, P. (2012). Práticas de avaliação formativa em ambiente wiki. In Atas da Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, Instituto Politécnico de Bragança.
  • Malheiro da Silva, S. In Itinerários de @prendizagem Colaborativa /Cooperativa em Contexto Online, pp. 86-122. Lisboa: Universidade Aberta.
  • Carvalho Ferreira, J.M., Neves, J, & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Escolar Editora. Lisboa.
  • Costa, H., & Oliveira, I. (2013). As redes sociais no apoio ao ensino presencial – um instrumento de avaliação. In livro de Atas do II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação à Distância e Elearning. Lisboa.

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