• Blogs
  • Henrique Velho
  • Reflexão sobre a experiência de desenvolvimento de competências digitais.

Reflexão sobre a experiência de desenvolvimento de competências digitais.

Os objetivos de reflexão, debate e construção perceciono-os como alcançados.

A reflexão sobre os desafios que a internet nos coloca, dado o manancial de informação disponível e a motivação que a sua acessibilidade nos provoca, enquanto não professor, fez-me orientar para necessidade de conhecer melhor as tenologias digitais de modo a melhor as aplicar. Seja no meu trabalho quotidiano ou de modo particular, de as aplicar no apoio escolar aos filhos. Este objetivo foi alcançado.

O debate sobre as formas de integração das ferramentas digitais na aprendizagem social, pretendendo alcançar as melhores práticas com impacto positivo no desempenho, fez-se e o desenvolvimento do artefacto1, ao criar um cenário de aprendizagem, conseguiu para uma dada atividade económica, desenvolver um conjunto de mecanismos digitais disponíveis que conjugados permitem em assíncronia e de modo ubíquo, interrelacionar um conjunto de elementos e dar-lhes dinamismo operacional. A quantidade de ferramentas digitais disponíveis de utilização e aplicação deixa-me insatisfeito pela falta de tempo para explorar mais recursos.

A construção de propostas didáticas, apelativas e inovadoras baseadas na utilização de ferramentas digitais, foi talvez a parte em que mais gostaria de ter evoluído. A construção dos artefactos 1 e 2, foram marcos motivadores mas a inovação com aplicação de novos recursos ficou por alcançar.

Evolui no entendimento do blog, das curtas e do bookmarking e foram marcos importantes, tal como, as competências de pesquisa, seleção e partilha e a sua interligação com as ferramentas anteriores. O entendimento dos métodos de aprendizagem cooperativa e colaborativa, a sua aplicação e principalmente o entendimento da estratégia de interação no ambiente social, preservam a minha satisfação.

Cumprimentos.

Comentários