A Tecnologia da Informação,Internet e a Sala de Aula

Na nova sociedade, a Tecnologia da Informação se faz presente no dia-a-dia atraves da internet, da utilizaçāo de celulares , smartphones, tablets ou mesmo uma simples operacao bancaria em caixas electronicos.

Esse cotidiano faz com que os alunos tragam para a Sala de Aula suas vivencias e nesse ponto faz-se necessario que o educador esteja preparado para estimular o "pensamento critico criativo " destes.

Atraves da interaçāo digital em um mundo globalizado, saberes sāo construidos e a troca de experiencias e conhecimento serāo constantes.

As tecnologias proporcionam que cidadãos construam seus saberes a partir de comunicação e interações com um mundo de pluralidades, no qual não há limites geográficos, culturais e a troca de conhecimentos e experiências é constante.

Na sociedade atual em que estamos vivendo, na qual por muitas vezes a máquina substitui o trabalho humano, cabe ao homem à tarefa de ser criativo, ter boas ideias. E na era da informação e comunicação é indispensável que as pessoas saibam e consigam identificar o que há de essencial.

Assim, a "ferramenta tecnológica proporciona a mediação entre educador, educando e saberes escolares, assim é necessário se supere o velho modelo pedagógico é preciso ir além de incorporar o novo (tecnologia) ao velho. Diante disso, temos que entender que, a inserção das TICS no ambiente educacional, depende primeiramente da formação do professor em uma perspectiva que procure desenvolver uma proposta que permita transformar o processo de ensino em algo dinâmico e desafiador com o suporte das tecnologias".

Comentários