Conhecimento em todo o lado

No verão do ano passado resolvi fazer vários iMOOC's no Coursera, no EDX e no Futurlearn e fiquei com muita curiosidade do modo de criação destes cursos. Estes cursos são muito interessantes porque dependendo do grupo de alunos e da sua energia e vontade de partilhar podem continuar, mesmo depois de finalizados, a divulgar conhecimento dentro da àrea da ciencia em que estão inseridos. Vejam por exemplo o grupo do facebook que ficou deste curso que fiz dado pela universidade de Liverpool e que continua com uma dinamica muito grande de divulgação de conhecimento neste caso em história das civilizações antigas. https://www.facebook.com/groups/AncientSuperpowers/

Cumprimentos,

Pedro R Ribeiro

 

Comentários

  • Maria João Spilker há 1201 dias

    Olá, Pedro.

    Somente para termos uma perspetiva sobre os diferentes tipos de MOOCs e, mais especificamente, sobre os iMOOCs, deixo aqui um link que pode ser interessante para a contextualização do termo e também da sua caraterização:

    http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/465

    Boas descobertas e aprendizagens no #ecoimooc4

    MJoão

  • elvirarodrigues há 1201 dias

    Olá Coega Pedro e Professora,

    Muito grata pelas partilhas. Já guardei os links que me vão ser mesmo muito úteis.

    Abraço,

    Elvira Rodrigues

  • Pedro Ribeiro há 1200 dias

    Caros colegas e professora

    Muito grato pelo artigo. Deve ser lido e seguido por quem procura cursos online.

    Se procuramos um curso formal, com a ideia futura de seguir pela certificação formal (normalmente com custos pois poderemos obter créditos) devemos sempre fazer uma avaliação inicial do conteúdo do curso e uma investigação sobre a(s) entidade(s) responsável pela sua criação e pela sua divulgação. Este pontos não devem ser descurados. Penso mesmo que este poderá ser um debate interessante para o nosso curso. O curso escolhido terá forçosamente de fornecer as ferramentas de debate e de avaliação do seu próprio conteúdo.

    Cumprimentos,

    Pedro R Ribeiro

  • Amanda L há 1200 dias

    Caros... Também me interesso por MOOCs! Muito interessante o texto que a profa. Maria João disponibilizou! Obrigada! 

    com os melhores cumprimentos,

    Amanda R. V. Lourenço.