Aprendizagem Significativa

Por Amanda L há 1291 dias Comentários (2)

“Para que a aprendizagem significativa ocorra é preciso entender um processo de modificação do conhecimento, em vez de comportamento em um sentido externo e observável, e reconhecer a importância que os processos mentais têm nesse desenvolvimento. As idéias de Ausubel também se caracterizam por basearem-se em uma reflexão específica sobre a aprendizagem escolar e o ensino, em vez de tentar somente generalizar e transferir à aprendizagem escolar conceitos ou princípios explicativos extraídos de outras situações ou contextos de aprendizagem. Para haver aprendizagem significativa são necessárias duas condições. Em primeiro lugar, o aluno precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o conteúdo arbitrária e literalmente, então a aprendizagem será mecânica. Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo: o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem. Cada aprendiz faz uma filtragem dos conteúdos que têm significado ou não para si próprio”. Este texto de Pelizzari et al foi extraído do artigo “TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO AUSUBEL” publicado na Revista PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.

Acho muito interessante este tema e deixo como motivação para nós que – neste curso  #ecoimooc4t0  – tenhamos uma aprendizagem significativa dos conteúdos e também, uma interação real/virtual entre os participantes – cada um colaborando com o processo de aprendizagem do outro!

Dica de Leitura

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

 

Abraços,

Amanda Lourenço

Comentários

  • Frankiele Oesterreich há 1291 dias

    Olá Amanda!

    Muito importante sua colocação, e um desafio para o educador saber o que é significante aos alunos e como trabalhar com isso. Como introduzir as tecnologias como aliadas na educação? São aspectos que demandam conhecer bem o grupo de alunos para assim se obter sucesso no trabalho pedagógico.

    Um abraço

    Frankiele

  • Amanda L há 1287 dias

    Obrigada Frankiele! 

    Por ter passado por aqui e deixar seu comentário super pertinente!

    Otimo poder ter estas trocas neste ambiente!

    Abraço e boa noite!

    Amanda

    #ecoimooc4t0