Letramento na cibercultura (indicação de artigo)

Por LFCrespo há 1264 dias Comentários (3)

Olá.

Texto interessante... pensar o presente, não com base no passado, mas no futuro. Penso que seja este nosso desafio, tentando nos preparar para novos modos de aprender – algo que sequer imaginamos, por conta da velocidade das mudanças. O letramento é o resultado de um conjunto de elementos sociais, a partir dos quais o aprendente se situa em seu mundo. E nosso mundo (muito mais o dos alunos) é tecnológico em sua base.

Afirma a autora do artigo:

“É que estamos vivendo, hoje, a introdução, na sociedade, de novas e incipientes modalidades de práticas sociais de leitura e de escrita, propiciadas pelas recentes tecnologias de comunicação eletrônica – o computador, a rede (a web), a Internet. É, assim, um momento privilegiado para, na ocasião mesma em que essas novas práticas de leitura e de escrita estão sendo introduzidas, captar o estado ou condição que estão instituindo: um momento privilegiado para identificar se as práticas de leitura e de escrita digitais, o letramento na cibercultura, conduzem a um estado ou condição diferente daquele a que conduzem as práticas de leitura e de escrita quirográficas e tipográficas, o letramento na cultura do papel.” (Magda SOARES)

www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf

Abs

Comentários

  • Pedro Ribeiro há 1263 dias

    Caro colega

    Texto muito interessante. Vivemos realmente numa época de grande mudança. E mesmo não sendo profissionnal da educação compreendo que os métodos de ensino terão de ser reformulados e avaliados. Como profissional das técnologias de informação posso dizer, com base na minha experiência de mais de 25 anos que a aprendizagem no meio digital irá depender muito da motivação. O sistema de ensino terá de saber motivar no sentido correto.

    Cumprimentos,

    Pedro R Ribeiro

     

     

  • Angela_Maria_da_Silva_Dias há 1263 dias

    Obrigado por compartilhar! Gostei muito do texto. Realmente precisamos diferenciar os tipos de letramentos, sabermos lidar com todas as possibilidades, otimizando a aquisição das habilidades de leitura e escrita.

  • Cristiane há 1262 dias

    Olá, obrigada pela sugestão do artigo.

    Já baixei, vou ler e deixarei comentários.

    Abraço.

    Cristiane.