Maria João Spilker gostou disto há 1340 dias
Maria Leal gostou disto há 1337 dias
Os professores devem e têm [atualmente] de possuir diversas competências digitais! Se me permitem, lanço uma pequena provocação: Pode-se ser atualmente um professor sem se ser inovador? Mas afinal, o que é ser professor?
A aquisição de competências digitais pelos professores, é fundamental para o desenvolvimento de práticas escolares que integrem adequadamente as TIC em contexto escolar de forma a desenvolver também entre os alunos essas mesmas competências... (Eurydice, 2011, European Commission, 2013).
Deixo uma tese de mestrado que aborda as competências digitais dos professores em redes de aprendizagem online: http:/
Comentários
Bem... Agora vou eu provocar:1- o que é digital? 2- o que é competência? 3- o que é inovação?
E provocaria muito mais, quando, perante uma turma de meninos, todos possuidores de última gama de tecnologia i pad, pod , e outros que tais, nem um deles (de 28) sabia o que é Prezi , issuu e outras ferramentas de publicação - 10º ano, classe média alta, citadinos. Porém, quando viram uma edição mini (de bolso) de 'Os Lusíadas', de 1857, ficaram maravilhados, boquiabertos, e exclamaram " Já faziam livros de bolso?!". E quem não viu, nem imagina a reação deles perante um dicionário Webster's, de 1943, verdadeiramente digital, com as páginas formatadas para que os dedos as possam abrir sem muito esforço e sem estragar... Nativos digitais, dizem.
E respondo - professor que é professor é um Caeiro puro:sabe ter o pasmo essencial da criança e nasce a cada momento para a eterna novidade do Mundo. Se não, olhe, perde-se - atrasa-se (como eu, na semana de ambientação!) e perde os alunos, porque nós temos de superar a idade com o conhecimento e eles vêm ter connosco cada vez mais novos, com mais energia e com mais desafios. Logo, nós, professores, somos os eternos insatisfeitos do conhecimento e é isso que nos dá a vitalidade para prosseguir.
Sou lírica? Talvez? Mas sou feliz, gosto de ser professora, e ainda saio feliz das aulas ao fim destes anos todos, mesmo que os meus meninos não conheçam as ferramentas que devem utilizar para publicar os trabalhos que eu lhes exijo!
Grande parte dos nossos alunos têm uma enorme dificuldade em passãr do conceito de máquina de jogos/sms para considerar os tablets, computadores, telemóveis ... como instrumentos de trabalho.
Os nossos nativos digitais.... são apenas jogadores digitais.
Podem possuir alguams competências técnicas... mas faltam as outras