O que é ser professor atualmente?

Os professores devem e têm [atualmente] de possuir diversas competências digitais! Se me permitem, lanço uma pequena provocação: Pode-se ser atualmente um professor sem se ser inovador? Mas afinal, o que é ser professor?

A aquisição de competências digitais pelos professores, é fundamental para o desenvolvimento de práticas escolares que integrem adequadamente as TIC em contexto escolar de forma a desenvolver também entre os alunos essas mesmas competências... (Eurydice, 2011, European Commission, 2013).

Deixo uma tese de mestrado que aborda as competências digitais dos professores em redes de aprendizagem online: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/35250/1/Elaine%20Cristina%20de%20Andrade%20Barbosa.pdf

Comentários

  • Celeste_Gregorio_Lopes há 1340 dias

    Bem... Agora vou eu provocar:1- o que é digital? 2- o que é competência? 3- o que é inovação? 

    E provocaria muito mais, quando, perante uma turma de meninos, todos possuidores de  última gama de tecnologia i pad, pod , e outros que tais, nem um deles (de 28) sabia o que é Prezi , issuu e outras ferramentas de publicação - 10º ano, classe média alta, citadinos. Porém, quando viram uma edição  mini (de bolso) de 'Os Lusíadas', de 1857, ficaram maravilhados, boquiabertos, e exclamaram " Já faziam livros de bolso?!". E quem não viu, nem imagina a reação deles perante um dicionário Webster's, de 1943, verdadeiramente digital, com as páginas formatadas para que os dedos as possam abrir sem muito esforço e sem estragar... Nativos digitais, dizem.

    E respondo - professor que é professor  é um Caeiro puro:sabe ter o pasmo essencial  da criança e nasce a cada momento para a eterna novidade do Mundo. Se não, olhe, perde-se - atrasa-se (como eu, na semana de ambientação!) e perde os alunos, porque nós temos de superar a idade com o conhecimento e eles vêm ter connosco cada vez mais novos, com mais energia e com mais desafios. Logo, nós, professores, somos os eternos insatisfeitos do conhecimento e é isso que nos dá a vitalidade para prosseguir.

    Sou lírica? Talvez? Mas sou feliz, gosto de ser professora, e ainda saio feliz das aulas ao fim destes anos todos, mesmo que os meus meninos não conheçam as ferramentas que devem utilizar para publicar os trabalhos que eu lhes exijo!

  • jmartins60 há 1338 dias

    Grande parte dos nossos alunos têm uma enorme dificuldade em passãr do conceito de máquina de jogos/sms para considerar  os tablets, computadores, telemóveis ... como instrumentos de trabalho.

    Os nossos nativos digitais.... são apenas jogadores digitais.

    Podem possuir alguams competências técnicas... mas faltam as outras