A arquitectura tecnológica presente na sala de aula

Um dos objetivos da adoção das tecnologias na educação é preparar para as literacisa da informação e do digital.

As ferramentas de informação e comunicação auxiliam os alunos na apropriação de novos conhecimentos podendo melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

As novas tecnologias contribuem para a promoção do desenvolvimento cognitivo, permitindo a construção da autoconfiança e autonomia dos alunos.

Considerando que a escola precisa renovar-se constantemente, ser moderna e incentivar novos métodos de ensino, urge integrar novos dispositivos inteligentes, Smartphones, Tablets no ambiente educativo e de aprendizagem.

Tais mudanças exigem dos professores competências digitais fluentes. Estas  incluem, uma dimensão técnica no uso do computador e da Internet, para produzir, apresentar, trocar informação, comunicar e participar em redes de cooperação, e uma dimensão pedagógica associada ao uso de estratégias que promovam a eficiência e a qualidade dos processos educativos.

Comentários

  • Pedro Sá há 1329 dias

    "Considerando que a escola precisa renovar-se constantemente..."

    Não seria de esperar que a escola que, porque dela depende o que os alunos aprendem, devia estar "adiantada" em relação ao seu tempo?

  • Maria Casanova há 1328 dias

    #ecoimooc4t1

    Parece-me que o problema , cara Paula Rocha, não será tanto o acesso à informação mas antes o que fazer com ela, ou seja transformá-la em conhecimento mobilizável. Não lhe parece?