Competências digitais para professores

Por LFCrespo há 1315 dias Comentários (1)

A educação é uma arte, pois não basta que o professor dê sua aula – até porque, atualmente, o papel do professor deve mais ser o de um provocador cognitivo –, ele deve lapidar sua ação para que o aprendizado se dê. Na nossa realidade, perpassada pelas ferramentas tecnológicas, o professor deve conhecer os novos modos de aprender, para poder auxiliar. Significa trabalhar para que a informação possa ser transformada em conhecimento.

Um ponto importante a se pensar é o quanto o professor está disponível para sair de seu lugar de conforto e enfrentar os novos aprendizados. Toda mudança exige esforço. Apenas será possível formar um novo homem, com habilidades e competências necessárias para sobreviver neste mundo tecnológico, quando houver um novo professor, sempre atento para suas necessidades de aprendizado.

Além de saber lidar, o professor precisa ensinar a filtrar os dados, para que o aluno não fique perdido diante de tanto que há disponibilizado, nem acabe realizando pesquisas sem forte fundamento. Não é suficiente o professor já indicar fontes confiáveis, pois nem sempre o aluno terá alguém que o faça. É importante auxiliar para que o aluno desenvolva critérios de avaliação do material que encontra na rede.

Mesmo que, muitas vezes (pelo menos na realidade brasileira), a escola pública não ofereça o que deveria aos alunos (conteúdo e estrutura), o professor eve lutar para fazer a diferença em sua sala de aula, pois, ainda que a escola esteja atrasada, os alunos estão totalmente mergulhados na tecnologia.

A tecnologia nunca pode ser vista como problema ou entrave, mas como nova possibilidade de atuação. Falamos, então, de uma renovação do professor. É importante que o professor enxergue que não apenas a educação e os alunos ganham, mas ele mesmo se recicla e se faz novo.

Comentários

  • Alexandra Bento há 1315 dias

    Concordo pelnamente com esta visão. Não é apenas o aluno que aprend e que necessita de evoluir nos seus conhecimentos mas também os professores.  

    Uma das dificuldades que o professor pode ter nos nossos dias é que foi aluno, tem essa experiência, mas não teria acesso ao mesmo tipo e quantidade de informação que os seus alunos possuem atualmente. Já para não falar nos meios... 

    Um professor que não procure acompanhar estas alterações estará a ficar para trás e a "cortar as asas" aos seus alunos.  Ou não será assim?

    #ecoimooc4#ecoimooc4t1