Tarefa - Texto1 e Texto2

Por Jose_Graa há 1255 dias Comentários (2)

As novas Tecnologias são uma realidade incontornável e o que isto significa no meu ponto de vista, é que, logo será imperativo qualquer pessoa adaptar-se a essa mesma realidade, sem receios de qualquer tipo, uma vez que, cada vez mais a informação nos é fornecida de uma forma digital e tecnológica.

Senão vejamos, o caso dos jovens que parecem não passar um segundo que seja, sem estar em contacto uns com os outros, através de variados meios tecnológicos, seja telemóveis, tablets, portáteis ou qualquer outro aparelho mais sofisticado que sempre estão a aparecer nos nossos dias, isto trás-me à memória um cenário muito peculiar, que se prende com a imagem de uma carruagem do metro em que se pode perfeitamente apreciar o comportamento desses mesmos jovens, quanto a esse aspecto o uso constante desses aparelhos.

No meu caso pessoal, como estudo em sistema elearning na UAb o computador é um companheiro constante, do qual não me posso privar e que me tem mostrado muitas novidades, tanto no campo do conhecimento como no campo tecnológico. Devido à necessidade de pesquisa constante de recursos e informações, necessárias à conclusão dos diversos trabalhos exigidos no meu curso, constatei que a internete é um mundo muito rico em informação, mas por outro lado, também me mostrou que nem toda essa informação é de confiança, de forma que, terá forçosamente que haver um processo de escolha e selecção criterioso e este aspecto foi um dos papéis que reconheci sempre nos Professores que me leccionaram as UCs, assim como os Tutores dessas mesmas UCs.

Sem qualquer dúvida que a internete é cada vez mais rica em informação e esse crescimento abismal e muitas vezes sem controlo, provoca um problema que se prende com a dificuldade em escolher qual aquela informação, mais adequada e fidedigna para o trabalho que se pretende efectuar, neste campo e reconhecendo o papel dos Professores Tutores como orientadores, tenho que reconhecer que as novas tecnologias são um meio facilitador, quando usadas de forma bem orientada e com as ferramentas adequadas a cada situação. Por este motivo, entendo que Professores e Tutores, assim como, alunos terão que viver com uma necessidade premente de se actualizarem nos seus conhecimentos tecnológicos, num esforço que se apresenta sem fim, devido à premente evolução da tecnologia neste nosso mundo do conhecimento digital, verdadeiramente enriquecedor.

Comentários

  • elvirarodrigues há 1255 dias

    #ecoimooc4, #ecoimooc4t1 

    Olá Colega José Graa,

    Parabéns pelo texto partilhado e pelas possibilidades de reflexão que o mesmo encerra. Retive a expressão "companheiro cosntante " que atribui ao computador... Concordo. Computador, tablet, smartphone... muitas vezes já são quase um "elemento orgânico", tal a necessidade de neles realizarmos tarefas.

    Em 2013, num encontro internacional sobre Tutoria Digital, Joaquim Escola afirmou que "estar, é estar ligado" ... a que eu acrsecento o enorme desafio de transformar informação em conhecimento.

    Concorda?

    Abraço,

    Elvira Rodrigues

  • Jose_Graa há 1254 dias

    Boa tarde cara Colega Elvira Rodrigues.

    Não só concordo, como devo focar que esse desafio da transformação da informação em conhecimento é verdadeiramente desafiante e já reparou a colega na torrente de informação em que se está a transformar esta nossa envolvência nesta formação, é deveras um caudal impressionante, desde já aproveito para pedir desculpa a todos os colegas a quem não produzi nenhum feedback, mas seria humanamente impossível e creio que isto se apresenta como salutar para este Curso e seus participantes, motivador sem dúvida. #ecoimooc4,#ecoimooc4t1