Conflito de paradigmas

Por Pedro Sá há 1337 dias Comentários (3)

Hoje em dia as competências pedagógicas exigidas aos professores são muito diversas daquelas que eram exigidas aos seus professores. Arrisco-me a dizer que, se calhar com muito atrevimento, aos nossos professores eram exigidas competências sobretudo ligadas ao conhecimento dos conteúdos, portanto, o foco estava no ensino e centrado no professor (...que ensina o que sabe!). Atualmente, a exigência recai sobre as competências pedagógicas, portanto, o foco está na aprendizagem e naquilo que o aluno apropria, cabendo ao professor um papel de facilitador dessa mesma aprendizagem. Esta exigência reflete uma evolução da sociedade, que passou a ter acesso a volumes massivos de informação, e, inevitavelmente, dos alunos que, tendo nascido e convivido com a informação, sobretudo digital, aprendem de forma diversa daquela que os seus professores aprenderam. Estas contingências parecem produzir um conflito nos sistemas educativos, pois estes ainda não estão preparados para esta “viragem” de paradigma.

Comentários

  • elvirarodrigues há 1337 dias

    #ecoimooc4, #ecoimooc4t1 

    Olá Colega Pedro,

    Gostei da reflexão que a partilha efetuada propicia. 

    A geração "Z" está nas nossas salas de aula... a geração polegar instalou-se ... e o paradigma do ensino parece manter-se o mesmo.

     

     

  • Pedro Sá há 1337 dias

    Olá Elvira

     

    Numa ou noutra coisa, parece que a "terra" move-se (1)!

    A julgar pelo número de inscritos neste MOOC... tal e qual como profetas da Boa Nova!

     

    (1) Referência a Galileu, que também queria romper com um dos mais fortes paradigmas da altura!

  • Pedro Ribeiro há 1337 dias

    #ecoimooc4, #ecoimooc4t1

    Não sou professor mas estou perfeitamente de acordo. Penso que estamos a deixar passar uma revolução económica, a crise mundial não chegou para mudar o mundo economicamente, mas podemos estar numa revolução no ensino onde o choque entre o ensino tradicional e os avanços enormes nas tecnologias da informação está e irá levar a mudanças.