Distancia

Caros colegas e professoras

Sei que não está no âmbito do tema 1 e não deve ser nada de novo, mas já pensaram bem nesta maravilha que é poder estar em qualquer parte do mundo a partilhar e a refletir com colegas como se estivéssemos todos perto uns dos outros. E podíamos estar a usar vídeo e som. Eu sou das TI's mas já pensaram em fazer uma partilha de aulas em direto. Com a internet é possível. Basta um computador com camera e som e uma ligação à internet. Não como aula mas como partilha dos dois lados.

Imaginem uma turma em Lisboa com uma turma de São Paulo a discutir sobre um tema comum em qualquer matéria. Basta chegar a acordo. Mas como disse não deve ser nada de novo, mas é um pensamento engraçado, onde se poderiam partilhar muitas experiências. Esse é o outro lado da internet e do digital, também é informação. Neste aspecto da tecnologia tenho pena de não ser professor nestes tempos. 

Cumprimentos

Comentários

  • Alexandra Bento há 1310 dias

    Pedro Ribeiro, a sugestão que dá já é posta em prática algumas vezes...

    Na minha escola um pouco antes da Páscoa tivemos uma aula em Mirandês (2ª língua em portugal) na minha escola. Uma turma estava em Miranda do Douro ( no norte de Portugal) e a outra a sul do rio Tejo. Não estávamos em continentes diferentes bem sei!

    Ainda temos uma parceria prometida com uma turma de Português nos Estados Unidos para uma aula em direto. :)

    É muito interessante a partilha! :)

    #ecoimooc4t1

  • Pedro Ribeiro há 1310 dias

    Muito obrigado por descrever a experiência. Eu bem disse que era nada de novo. :-)

    Espero que consigam a aula com os EUA.

  • elvirarodrigues há 1309 dias

    #ecoimooc4t1Caros Colegas,

    Pode não ser novidade mas é bastante interessante investirmos mais nesta perspetiva. Já desenvolvo essa experiência com um grupo de colegas brasileiros no âmbito de projetos de investigação. Porque não no ensino? Que tal criarmos uma comunidade de práticas online? Estou disponível para colaborar

  • Jose_Graa há 1306 dias

    Boa tarde, eis uma sugestão verdadeiramente aliciante fico a aguardar, pois creio que esse tipo de experiência seria verdadeiramente proveitosa para o avanço do ensino, com utilização de meios tecnológicos.

    Digo isto porque na minha experiência no ensino por elearning na UAb, muitas vezes se faz sentir a falta comunicação nos fóruns, que poderiam ser estimulados por aulas desse género, numa simbióse de comunicação assincrona com a sicronizada. #ecoimooc4t1

  • Pedro Ribeiro há 1306 dias

    Boa tarde caros colegas e professores

    Como estudante da UAb tenho aproveitado para fazer alguns cursos do departamento de documentação onde usam a plataforma Colibri para fazer as aulas em videoconferência para quem o pretende, também podem ser presenciais. Por isso os meios existem.

    Os LMS - learning management systems ou sistemas de gestão do ensino que no fundo são CMS - content management systems ou sistemas de gestão de conteúdo personalizados para o ensino, como o MOODLE que penso que é o usado na nossa universidade com esta plataforma de videoconferência poderiam muito bem ser usados em simbiose. Uma aula em videoconferência de tempos a tempos poderia ser organizada e para quem não estivesse na altura da sua realização, porque muitos são trabalhadores estudantes, disponibilizar a sua gravação não seria má ideia.

    Usei as abreviaturas de propósito para as traduzir, não tem mais nenhum propósito a não ser dar nomes às coisas da web.

    Cumprimentos a todos e obrigado pelos comentários. #ecoimooc4t1, #ecoimooc4t0