• Blogs
  • Amanda L
  • O Excesso de Informação e a Ignorância - José Saramago

O Excesso de Informação e a Ignorância - José Saramago

Por Amanda L há 1332 dias Comentários (2)

Como não cabe no "Curta", vale a reflexão no "Blog" ;)

"O excesso de abundância de informação pode fazer do cidadão um ser muito mais ignorante. Eu explico. Acho que as possibilidades tecnológicas para desenvolver a massificação da informação têm sido muito rápidas. No entanto, o cidadão não dispõe dos elementos e da formação adequados para saber escolher e seleccionar, o que leva a que ande perdido nessa selva. Precisamente, nesse desnível é onde se dá a instrumentalização em prejuízo do indivíduo e, portanto, a desinformação". 

José Saramago, in 'La Jornada (2004)' 

Comentários

  • Adriana há 1332 dias

    Oi Amanda!

    Excelente! Realmente, estamos em uma época em que tudo é muito rápido, informções ao excesso, e muitas pessoas ainda ficam na ignorância de como utilizar e o que fazer com tanta informação e tecnologia, existem aqueles que "acham que sabem" e no fundo não sabem nada, um exemplo: quando estou dando aulas de informática sempre pergunto se possuem e-mail e pasme, muitos dizem que não, mas tem contas em redes sociais. 

    Postam tudo e compartilham tudo sem nem ao menos saber sobre o assunto em  questão. Precisamos nivelar isto, com novas inclusões digitais nas escolas.

     

    Abraços

     

    #ecoimooc4t1#ecoimooc4t0

  • Amanda L há 1330 dias

    Com certeza, ADRIANA! Concordo em genero, número e tudo o mais :)))) Obrigada por passar por aqui! Otima noite! Abraço!