Análise vídeo 2 e texto 3

Um dos subdomínios das metas curriculares da disciplina de TIC é a análise da informação onde os alunos devem pesquisar informação e analisar a veracidade das mesmas; analisar e organizar a informação e são alertados que devem respeitar os direitos do autor e propriedade intelectual. Nos trabalhos que solicito aos alunos deparo-me que as ideias dos trabalhos são as palavras e frases exatas de outros autores, apesar de estar sempre a dizer que podem citar e que devem tirar ideias dos trabalhos. Para eles é moroso analisar e colocar por palavras deles. O vídeo é muito interessante e já o mostrei como mais um reforço para combater o plágio nos trabalhos elaborados.

No texto 3, no excerto “Sutherland-Smith (2008) elenca 7 estratégias que podem contribuir para reduzir a prática de plágio…”. Analisei as 7 estratégias apresentadas e nem sempre é possível, por exemplo, definir tarefas que obriguem o estudante a relatar as suas experiências e exercitar uma variedade de tarefas de avaliação menos importantes, mas que possibilitem a construção de níveis gradativos de competências, especialmente na disciplina TIC pois a carga horária que a disciplina possui (45 minutos semanais) não permite tendo em conta as metas curriculares que têm de ser atingidas. Já dialoguei com os alunos sobre os programas de deteção e mesmo sobre os riscos que correm se o plágio for detetado mas muitos deles não dão importância, preferem simplificar o trabalho de análise e seleção de informação, e desta forma o trabalho é mais rápido de ser elaborado.

Comentários

  • Geilson_Costa há 1328 dias

    Andrea,

    Na verdade, parece que os alunos tem um senso de impunidade, por isso agem assim. Pelo fato de as consequências que eles consideram muito prejudiciais não serem imediatas, parece que não têm a a consciência do ato.Para eles o que importa no momento é concluir o curso e nada mais. Infelizmente...

     

     #ecoimooc4 , #ecoimooc4t1