Video 2 Texto 3

O vídeo retrata de forma bem objetiva os perigos do plágio, tanto em trabalhos acadêmicos quanto escolares. É fundamental que professores da Educação Básica já estimulem e conscientizem os estudantes sobre a ética em pesquisa para se evitar sérios problemas e transtornos futuramente. O aluno precisa entender que plagiar trabalhos é considerado crime. 

Como professora da educação básica, frequentemente me deparo com trabalhos plagiados. Os alunos deste segmento de ensino não têm noção, infelizamente do que é plágio, tampouco, são estimulados a pesquisar sem plagiar, simplesmente copiam literalmente o que encontram na internet. Isso é muito sério. E ressalto, que muitos professores também não se encontram efetivamente "prontos" para mostrarem esta questão para os alunos. Quando me deparo com tal situação, tento, ao máximo mostrar para os alunos o que é um plágio e quais os riscos de se plagiar um trabalho e procuro desenvolver o senso crítico em relação a esta questão. Entretanto, não é um trabalho fácil de se conquistar, mas é necessário insistir e não desistir.

Comentários

  • Geilson_Costa há 1337 dias



    Cristiane, 

    É realmente deprimente saber que apesar de esforços em lecionar com as melhores intenções o aluno entregue uma atividade copiada como se não desse a mínima para o que ele poderia aprender se pesquisasse corretamente.Mas enfim, estamos na luta e precisamos encontrar meios de combater essa prática.

    #ecoimooc4 , #ecoimooc4t1 

  • lisipin há 1337 dias

    OI, Crisitiane

    O plágio é um problema mesmo. Estou com turmas novas neste ano, e fiquei pasm ao saber por eles que copiam textos chineses da internet, traduzem, fazem algumas adaptações, quando fazem e entregam.

    Confesso que isso me surpreendeu. 

    E a pergunta que fica: como e o que faremos para mostrar a esses alunos que isso não é conhecimento adquirido, mas crime, plágio?

    #ecoimooc4t1, #ecoimooc4