Provocativamente fresca...

No final de uma semana em que falamos de tecnologias, do quanto potenciam plágio, de sítios que nos permitem saber mais e melhor, eis que uma pesquisa nos vem dizer que os alunos que ainda escrevem à mão  conseguem melhores desempenhos! 

"When people type their notes they have this tendency to try to take verbatim notes and write down as much of the lecture as they can," Mueller tells NPR's Rachel Martin. "The students who were taking longhand notes in our studies were forced to be more selective — because you can't write as fast as you can type. And that extra processing of the material that they were doing benefited them."

Os alunos que usam tecnologia tendem a anotar tal qual ouvem, porque processam o texto rapidamente; os alunos que manuscrevem têm de ser seletivos na informação que anotam, o que os induz a uma maior retenção, aprendizagem e mais capacidade de recriar, dado que consultam as notas.

A diferença entre  a cópia e a criatividade, a reprodução e o pensamento crítico? Meio caminho andado para o plágio?

O artigo, com as fontes, pode ser consultado em 

http://www.npr.org/2016/04/17/474525392/attention-students-put-your-laptops-away?utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=npr&utm_term=nprnews&utm_content=20160417