Um plágio identificado

Por lisipin há 1253 dias Comentários (4)

Enfrentei um problema com plágio ainda nesta semana. Solicitei a produção, em aula, de minicontos. Foi um trabalho interessante, apresentei exemplos de textos, comentamos sobre o processo de produção dos autores, enfim, penso que explorei o tema da forma como devia. 

Alguns alunos não conseguriam terminar o tabalho a tempo, e ficaram de entregar no próximo encontro. Pois bem, no dia combinado recebi um miniconto copiado de um site de minicontos. Desconfiei, pesquisei, constatei e conversei com o aluno e que se prontificou a me entregar um de sua autoria. 

Vamos ver o que acontece.

O que leva um aluno a plagiar? Talvez se sinta inseguro diante da possibilidade do erro, da pressão. Enfim, penso que alguns não fazem por maldade, mas sim por outros motivos que ao professor cabe investigar para, então, poder ajudar.

#ecoimooc4t1, #ecoimooc4

 

Comentários

  • Amanda L há 1253 dias

    Lisipin... boa noite! tudo bem? Já passei por esta situação com ex-alunos meus... em trabalhos, quando desconfiava que estava muito bem escrito, recorria ao google, achava a fonte, e confrontava os alunos... infelizmente, isto acontece, e na minha opinião, é por preguiça mesmo. Preguiça de pensar, para eles digitar o tema no google e fazer um recorta-cola faz com que acabem rapído a tarefa e possam fazer outra coisa... Lembro que chegavam a pedir desculpas rindo, dizendo que pela falta de tempo fizeram isto... Não tem jeito a não ser pedir para refazer... e torcer para aprenderem a lição! abraço!

  • Andrea_Osorio há 1253 dias

    Eu acho que grande parte dos alunos que plagiam os trabalhos é mesmo por preguiça. Como eles me costumam dizer " professora aquele trabalho que encontrei na net tinha tudo o que me tinha pedido. Além disso tinha mais trabalhos que fazer e ainda tinha de jogar computador." 

    Muitos dos nossos alunos sabem que quando cometem plágio não são punidos. Infelizmente é o que eles vêm na nossa sociedade.

  • Arminda Pereira há 1253 dias

    Hoje em dia os alunos têm tantas atividades e tanta informação à sua volta que por vezes nem têm noção de como se deve o usar ou não as novas tecnologias. Cabe ao professor explicar aos seus alunos as vantagens e desvantagens do uso das novas tecnologias, em particular da utilização da internet para a realização dos seus trabalhos.

     

  • Eleonora Moita há 1251 dias

    Não acredito que muitos dos alunos o façam por mal. Preguiça, indiferença, o não quererem saber mas também não o saberem fazer! Mesmo retirando informações da net e/ ou de outras fontes têm imensa dificuldade em proceder às alterações necessárias!