Códigos QR - aplicação em casos concretos

Por Pedro Sá há 1186 dias Comentários (4)

Os códigos QR (Quick Response) têm sido utilizados por nós para direcionar os alunos que pretendem participar num evento desportivo na escola para as respetivas fichas de inscrição. As fichas de inscrição são realizadas utilizando os Formulários do Google. A partir do link para preenchimento do formulário geramos um código QR, recorrendo a um dos muitos geradores de códigos QR disponíveis na Web (ver lista abaixo com alguns exemplos). Depois de gerados, colocamos os códigos QR nos cartazes de divulgação do evento, pelo que, a partir dos seus smartphones e instalando uma das aplicações gratuitas disponíveis nas lojas online (Google Play, Mac App Store ou Windows Store), podem ler os respetivos códigos e serem direcionados para os formulários de inscrição no evento. As inscrições são recebidas de imediato na folha de respostas dos Formulários do Google, facilitando muito o processo filtragem das categorias e organização do evento.

Geradores de códigos QR (alguns exemplos):

 

Comentários

  • ana_emidia há 1186 dias

    Muito interessante, Pedro!

    Foi ótimo você compartilhar porque estou organizando uma exposição na escola e percebo que posso usar essas ferramentas também para a inscrição dos interessados. Laughing

  • Jose_Graa há 1185 dias

    Caro colega Pedro Sá, desde já agradecido por todas as pistas lançadas nesta plataforma até agora, sem dúvida carregadas de utilidade e oportunismo, mas não sendo abusar da sua disponibilidade gostaria de lhe pedir que se possível me indicasse como iniciar, pois verdadeiramente eu estou mesmo no inicio do uso das ferramentas digitais, quais os melhores sites para a iniciação, preciso verdadeiramente de consultar e praticar o uso dessas ferramentas, no sentido de conseguir completar este curso, desde já agradecido pela atenção. ecoimooc4t2

  • Alexandra Bento há 1183 dias

    Pedro Sá, obrigada pela partilha!

    Creio que para muitos (e se calhar para a maioria das pessoas)  "encontrar o quadradinho de quadradinhos e ler a infomação  é uma situação rotineira, mas para mim é uma área a descobrir! Todos os dias encontramos os tais quadradinhos a toda a hora, desde o pequeno almoço até à hora de adormecer, parece que nos perseguem!!! 

    Para quem é curioso esta perseguição torna-se um pouco incómoda (pelo menos para mim), é como estar num país em que não conhecemos a língua e não conseguimos ler avisos ou indicações... ou que alguém nos fala e não fazemos ideia do que nos está a dizer!

    Parece-me que não sendo uma aplicação pensada para o ensino seja uma das que como professora deva, no mínimo, conhecer e saber usar.

    Por isso obrigada pela partilha!!!  

     

  • Pedro Sá há 1182 dias

    Caro José

    Sugiro que comece por experimentar, por exemplo, o primeiro site que indico (http://www.qr-code-generator.com/). Introduza, por exemplo, o link para a plataforma em que estamos a trabalhar neste MOOC e crie o seu código QR. De seguida, instale no seu smartphone ou tablet um leitor de códigos QR e experimente ler o código gerado no seu PC. Resultou? 

    Abraço