Atefacto1

ARTEFACTO 1

Maio 2016

Guião de Trabalho de Grupo

 Riscos, Ambiente e Sociedade

Geografia

9º Ano

 

Domínio: Riscos, Ambiente e Sociedade

 

Subdomínio: Riscos Naturais

 

Cenário de aprendizagem

 

O presente cenário de aprendizagem vai ser aplicado ao 3º ciclo do ensino básico, mais concretamente na disciplina de Geografia, no 9º ano de escolaridade.

A escola localiza-se na região do Douro, onde é frequente ocorrer este tipo de risco natural.

 

ROTEIRO

 

ATIVIDADE: Elaborar um vídeo sobre as cheias do Douro

TEMA: Cheias e Inundações

Conteúdos a abordar

  • Conceitos de cheia e de inundação.
  • Fatores responsáveis pelas cheias e inundações;
  • Cheias e inundações, à escala planetária, em Portugal e no Douro.
  • Consequências das cheias e inundações no território.
  • Prevenção e mitigação do risco natural.

 

Competências a desenvolver no aluno

  • Promoção da aquisição do conhecimento geográfico;
  • Saber pensar o espaço e ser capaz de atuar no espaço em que vivem;
  • Criação de cidadãos responsáveis;
  • Pesquisa de informação na internet, tendo em conta o tema proposto;
  • Seleção e análise da informação recolhida;
  • Tratamento, sistematização e partilha da informação recolhida;
  • Capacidade de criar de um inquérito/questionário, no SurveyMonkey ou outro.
  • Capacidade de criar um vídeo, no Windows Movie Maker ou Animoto.
  • Publicação dos vídeos no blogue da turma.
  • Promoção do espírito crítico;
  • Desenvolvimento da criatividade;

 

Objetivos de aprendizagem:

  • Distinguir cheia de inundação.
  • Explicar os fatores responsáveis pela ocorrência de cheias e de inundações (fluviais, costeiras e urbanas).
  • Localizar as áreas mais suscetíveis à ocorrência de cheias e de inundações, à escala planetária, em Portugal e no Douro.
  • Inferir as consequências das cheias e inundações no território.
  • Compreender as cheias e as inundações como riscos hidrológicos com influência no meio e na sociedade.
  • Reconhecer medidas de prevenção e controlo das cheias e inundações previstas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

 

Ferramentas utilizadas:

  • Computador/tablet com acesso à internet;
  • Acesso a diversas ferramentas tecnológicas, tais como:
    • e-Manual;
    • Páginas da internet, tais como:

        * www.sicnoticias.pt

        * www.worldbanK.org

        * www.emdat.be

        * www.publico.pt

        * www.pordata.pt

        * www.destakes.com

        * http://web.letras.up.pt/asaraujo/APEQ/p11.html

        * http://www.nexialinstitute.com/world_60_m.htm

       * (…)

  • SurveyMonkey, para criar inquéritos/questionários;
  • Windows Movie Maker ou Animoto, para criação do vídeo,
  • Blogeer, para a partilha dos vídeos realizados,
  • Projetor multimédia.

                      

Operacionalizar o uso das ferramentas

1ª Fase:

- Proposta do trabalho aos alunos do 9º ano de escolaridade;

- Definir os grupos de trabalho;

- Elaborar o plano de trabalho de cada grupo com a indicação das tarefas da responsabilidade de cada elemento;

 - Estabelecer o número de aulas afetas ao desenvolvimento do trabalho de grupo;

- Determinar prazos de entrega dos trabalhos bem como da apresentação dos mesmos;

 

2ª Fase

- Serão dados a conhecer aos alunos, tutoriais que expliquem o uso das ferramentas digitais que vão ser utilizadas ao longo do trabalho;

- Esclarecimento de dúvidas.

3ª Fase

- Pesquisa, seleção e análise da informação;

- Elaboração de um roteiro das áreas a filmar;

- Elaboração das perguntas a colocar no inquérito/questionário às populações que residem próximo do rio Douro;

- Criação dos inquéritos/questionários;

- Trabalho de campo para fazer os inquéritos/ questionários e para tirar fotografias e/ou realizar algumas filmagens;

- Análise dos inquéritos/questionários;

- Produção de texto;

- Edição de imagens/fotografias/filmes;

- Criação e edição de um vídeo com a informação recolhida;

4ª Fase

- Apresentação do trabalho à turma;

- Publicação dos vídeos no blogue da turma;

- Auto e heteroavaliação dos trabalhos.

 

NOTA: Para a pesquisa e seleção da informação, criação e análise dos dados do inquérito/questionário, criação e edição do vídeo e publicação dos vídeos no blogue da turma será requisitado o centro de recursos da escola, para que todos os alunos possam ter acesso ao computador e internet. As restantes tarefas serão realizadas em sala de aula.

Regras para a elaboração do inquérito/questionário

As perguntas devem:

  • Estar acordo com os objetivos do inquérito/questionário.
  • Serem perguntas variadas, evitando influenciar as respostas e procurando alternativas para eventuais desvios ao tema.
  • Serem adequadas ao inquirido (personalidade, nível etário, nível sociocultural...) e à situação (momento e lugar).
  • Usar um vocabulário claro, acessível e rigoroso.
  • Estabelecer o número de perguntas (num máximo de 8) e proceder à sua ordenação.

Reagras para a elaboração do vídeo

  • Análise e seleção da informação recolhida sobre este tema (texto, imagens e/ou filmes).
  • O vídeo deve ter um título apelativo e, no fim, a indicação da ficha técnica;
  • Deve conter a explicação deste risco natural com base em imagens e/ou filmes selecionados;
  • A linguagem utilizada na produção do texto deve ser objetiva, clara e impessoal, dando especial atenção às questões explicativas da ocorrência deste risco natural;
  • Deve conter um mapa/planta com a localização das áreas afetadas;
  • Referência às medidas previstas pela Autoridade Nacional da Proteção Civil para antes, durante e após a ocorrência das cheias;
  • Apresentação de uma conclusão;
  • Indicação das fontes utilizadas.

Considerações gerais:

Este cenário de aprendizagem, vai permitir aos alunos, não só o contacto com perspetivas diferentes e sugestões diversas de abordagem do tema apresentado, como também permite alguma sinergia e partilha de materiais, pelo que se revela muito útil para a aprendizagem dos discentes.

A escolha deste tema, prende-se com o facto da escola se localizar na região do douro e grande parte dos alunos residir nas regiões ribeirinhas, estando em contacto com este risco natural.

As ferramentas digitais utilizadas permitem aos alunos realizar uma aprendizagem mais autónoma e criativa.

O trabalho de campo, constitui, uma atividade de grande importância para a compreensão e leitura do espaço, possibilitando o estreitamento da relação entre a teoria e a prática, por outro lado, é muito importante a observação direta para a obtenção de informação.

O trabalho em grupo permite dá a possibilidade de os alunos construirem coletivamente o conhecimento. "Por meio dessa prática, o aluno se relaciona de modo diferente com o saber. É um momento de troca, em que a criança ou adolescente se depara com diferentes perceções", explica Stella Galli Mercadante, diretora de ensino fundamental do Colégio Vera Cruz, em São Paulo. 

 

 

 

 

Referências bibliográficas:

http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/metas_curriculares_geog_eb.pdf

http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/caderno_de_apoio_mc_geografia_final.pdf

Ferreira, Conceição Coelho; As finalidades da Educação Geográfica no Ensino Básico; Revista GeoINova Nº 1; Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Socias e Humanas – Departamento de Geografia e Planeamento Regional; Lisboa.

Comentários

  • Amanda L há 1303 dias

    Gostei muito da sua proposta Silvia!

    Sou geógrafa e trabalhei como profa de geografia há um bocado de anos atras... E sem duvida o projeto que voce desenvolveu se encaixa perfeitamente numa proposta de ensino-aprendizagem com suporte de TICs, objetivando um conhecimento significativo para os alunos, inclusive com o trabalho de campo, que geralmente capta a atenção do aluno e faz com que ele se envolva e participe muito mais! Gostei muito! 

    Também preparei uma atividade para o 9º ano de geo, mas baseado em outros recursos e tema,... muito custuso para mim porque faz muito tempo que estoulonge da sala de aula, e consequentemente, nao paro muito pra pensar em estrategias de aprendizagem usando ferramentas digitais...

    Mas de toda forma gostei muito do seu arterfacto :) òtima contribuição a nossa Geo :)

    abraços,

    Amanda 

     

  • Silvia_Vieira há 1302 dias

    Cara Amanda.

    Muito obrigada pela apreciação que fez do meu trabalho.

    Abraços,

    Silvia

  • Cristiane há 1291 dias

    Olá Silvia.

    Parabéns pela proposta apresentada. Seu trabalho me parece excelente e muito bem estruturado e tenho certeza de que produzirá um valioso resultado no ensino e aprendizagem. 

    É uma proposta bastante promissora, que possibilita o engajamento de todos, além de permitir a construção do conhecimento de forma colaborativa e coletiva e isso faz toda a diferença.

    Abç. Cristiane

    #ecoimooc4t2; #artefacto1

  • Silvia_Vieira há 1290 dias

    Olá Cristiane.

    Muito obrigada pelas suas palavras.

    Abraço