Artefacto 1

 

Português – 10º ano

Domínio de referência (Conteúdo a explorar) – Educação literária

Atividade - Apresentação do Projeto de leitura individual no momento formal de oralidade trimestral

Competências

  • Compreender e interpretar textos de diferentes géneros e graus de complexidade.
  • Apreciar crítica e esteticamente textos literários.
  • Mobilizar os procedimentos adequados ao registo e tratamento da informação.
  • Planificar a escrita e apresentação de textos e imagens.
  • Redigir e apresentar textos, com coerência e correção linguística.

Objetivos

  •      Produzir um book trailer, mobilizando os aspetos essenciais da leitura efetuada.
  •      Utilizar ferramentas tecnológicas, selecionando as mais adequadas ao trabalho e à mensagem a partilhar.
  •      Estruturar a apresentação segundo o planificado, respeitando os princípios dos métodos de pesquisa, os direitos de autor e as normas APA.
  •      Publicar on-line o produto final, partilhando o link na pasta disponível na disciplina Moodle da turma.
  •      Divulgar obras e autores pela partilha de leituras, fundamentando pontos de vista.

 

Ferramentas tecnológicas a mobilizar:

https://prezi.com/

https://www.youtube.com/

https://pt.scribd.com/

http://pt.slideshare.net/

http://issuu.com/

https://www.glogster.com/#caffe


Operacionalização da atividade e do uso das ferramentas tecnológicas 

  •      A atividade apresentada insere-se num momento obrigatório de avaliação – o momento formal de oralidade, previsto legalmente na língua materna e nas línguas estrangeiras – a realizar em todos os períodos letivos.
  •      Neste caso, a atividade incidiu sobre o Projeto de Leitura Individual, como forma de rentabilizar o tempo (conjuga-se assim a avaliação da leitura e a oralidade).
  •      Os alunos (neste caso, os meus alunos) estão já familiarizados com o uso de ferramentas tecnológicas, métodos de pesquisa, respeito pelos direitos de autor, obrigatoriedade de citação de fontes e respetivas normas. Estão agora a ser iniciados no uso das licenças Creative Commons, pelo que sabem que é imprescindível serem rigorosos na originalidade e no uso das fontes.
  •      Na verdade, este documento é a planificação de um momento de avaliação, portanto resultante de anteriores cenários de aprendizagem. Aqui chegados, os alunos trabalham autonomamente: já leram os livros que escolheram, dentro de um leque de obras aconselhadas (diretamente relacionadas com os conteúdos programáticos). O uso das ferramentas tecnológicas é feito fora da sala de aula, dado que este é um trabalho de apresentação individual. Implica uma planificação, a preparação dos materiais (texto, imagens) para PowerPoint, MovieMaker, PDF, ou outro, para inserir em ambientes online ou agilizar, por exemplo, no caso do Glogster. De notar que estão também alertados para o facto de terem cuidado e escolherem versões gratuitas (nunca é demais avisar).
  •      As dúvidas e ajudas são resolvidas na Biblioteca Escolar ou no fim da aula; conhecem também os links para tutoriais de ajuda.
  •      Os trabalhos são ainda submetidos na plataforma Moodle, na página da disciplina, em formato editável, para correção e classificação.
  •      A planificação do Momento Formal de Oralidade é obrigatória, e é feita antes da data marcada para o efeito. Na versão sumetida, em formato PDF, documento faz parte deste artefacto.

 

Comentários

  • Amanda L há 1290 dias

    Querida Celeste, se eu fosse sua aluna, eu gostaria muito de participar da sua aula!!! nada de ninharia ou trauma... :))) Tongue OutAtividade com objetivo e inserida dentro dos requisitos de apoio tecnologico...!!! O aprimoramento do letramento, do ler e escrever é fundamental, não só na disciplina de português, como vai auxiliar em todas as aulas disciplinas, por exemplo em tudo que diz respeito a compreensão e interpretação de enunciados de perguntas, textos, etc! Laughing

    Gostei muito!Wink

    Abraços!Kiss

    Amanda  

    #ecoimooc4