• Blogs
  • Solange
  • A utilização do blog no ensino de lingua portuguesa: formação do cidadão

A utilização do blog no ensino de lingua portuguesa: formação do cidadão

Artefacto 1 #ecoimooc4t2

             Atividades desenvolvidas

- Leitura/ exploração/ reflexão do material sugerido pelo MOOC

- Participação do mesmo

- Elaboração de artefacto digital a partir dessas atividades

 

             Conteúdos a explorar

       A partir da pesquisa, leitura , participação e debate nas ferramentas do MOOC, criar instrumentos que possibilitem a melhoria da aprendizagem do ensino de Língua Portuguesa que envolve competências básicas como ler, escrever e interpretar.

     Com base nas leituras realizadas e na reflexão a partir da interação colaborativa sugere-se a utilização do blog GUTEN NEWS ( gutennews.com.br/webapp) que consiste em um jornal digital interativo que aborda as notícias do Brasil e do mundo utilizando uma linguagem acessível às crianças de 8 a 12 anos.

     O blog é uma ferramenta muito interessante para a elaboração de textos com potencial para trabalhos em grupo e/ou projetos. Constatou-se que um grande problema no Brasil é o analfabetismo funcional quando o indivíduo, mesmo que saiba ler não entende o conteúdo . Escolas brasileiras têm feito uso do blog incentivando a participação dos alunos com o intuito de melhorar o desempenho textual dos mesmos.

 

          Competências a desenvolver nos alunos

   -  Ao final de cada bimestre espera-se que os alunos tenham melhorado sua leitura e escrita, participando do blog do jornal digital GUTEN NEWS , elaborando textos um pouco mais elaborados de acordo com a temática proposta.

   - Conhecer as regras de participar no blog.

   - Usar a Netetiqueta.

   - Usar o bate-papo via Skype para ter uma conversa mais informal sobre o blog.

Segundo o texto 2 sobre o Plano Tecnológico de Educação , a direção da escola deve auxiliar na implantação e implementação de atividades que visem aprimorar a melhoria da aprendizagem, desenvolvendo assim um trabalho colaborativo.

 

        Objetivos da aprendizagem

   - Adequar o conteúdo do blog às necessidades dos alunos, pois a princípio, o blog não é uma ferramenta pedagógica, mas pode se tornar um importante suporte para motivar os alunos.

   - Criar habilidades de aprendizagem para construção do conhecimento através da pesquisa e navegação na internet, leitura de jornais, revistas, livros on line, etc...

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS MOBILIZADAS

  - Pesquisa na web

   - GOOGLE

   - YOUTUBE

   - WIKIPEDIA

   - SKYPE

   - BLOGS

 

                      Como operacionalizar o uso das ferramentas

      O professor de Língua Portuguesa ,  que será o informador, apresentará na sala de informática o blog GUTEN NEWS e a proposta de trabalho, enfatizando a importância de saber ler, escrever no século XXI e a formação do cidadão.

     A utilização do ciberespaço é uma constante em nossas vidas e acessamos sistemas  on line por razões particulares ou públicas. O e- formador descreverá como atividades on line podem ajudar a melhorar o desempenho textual e oral dos alunos formando cidadãos para ingressar no mundo do trabalho. As preocupações com o uso da língua na Internet não é novidade e o uso do Inglês como língua dominante promove um exclusão de usuários, por falta de compreensão , interpretação e repertório.

     O blog Guten News existe desde 2012 e está presente nas salas de aula. Apesar da empreendedora Danielle Brants não ter obtido lucro até agora, ela acredita que pode crescer e ajudar os alunos na melhoria da qualidade de ensino de língua portuguesa.

 

 

 

Comentários

  • Cristiane há 1089 dias

    Legal, Solange.

    A criação de blogs é muito interessante e os alunos participam ativamente, pois faz parte do contexto digital deles. Cabe a nós, professores, incentivá-los e direcioná-los a utilizar esta ferramenta pedagogicamente com o intuito de dinamizar nossas aulas, desenvolver o senso crítico e reflexivo e estimular a participação colaborativa e com isso promover melhorias no ensino e aprendizagem.

    Abraço.

    #ecoimooc4t; #ecoimooc4t2