Pirâmide Alimentar - Cmap Tools /outras

Por Fatima_Vas há 1085 dias

Competências digitais para professores (4ª edição)

Maria de Fatima Vasconcelos Leite

 

Artefacto digital 1 (Tópico 1)


Pirâmide Alimentar 

 

Conteúdos a explorar:

- Pirâmide alimentar.


Competências a desenvolver nos alunos:

- Desenvolver a autonomia;

- Operar trabalhos de forma colaborativa;

- Utilizar diferentes ferramentas da informação e  comunicação (TIC);

- Categorizar o conhecimento sobre a temática em estudo de forma sistematizada.


Objetivos de aprendizagem:

- Compreender uma pirâmide alimentar;

- Avaliar os próprios hábitos alimentares em relação à recomendação sugerida na pirâmide alimentar;

- Conhecer os principais nutrientes de cada alimento;

- Elaborar um cardápio com base na pirâmide alimentar;

- Elaborar / organizar receitas de acordo com os produtos regionais / locais;

- Organizar um Mapa Conceitual estabelecendo ligações entre os conceitos - utilizando o Cmap Tools;

- Usar as tecnologias da informação e comunicação integradas ao currículo.


Ferramentas tecnológicas mobilizadas:

- Computador / notebook, smartphone etc;

- Software educacional “Cmap Tools”;

- Vídeos;

- Internet;

- Jogos online;

- Microsoft Word / outro processador de texto;

- Impressora.

 

Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas?

1º Momento:

 - Apresentação do Vídeo “Alimentação saudável baseada na pirâmide alimentar”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bdNXNuz_4dM (para despertar o interesse dos alunos pelo assunto).

2º Momento:

- Usando uma folha de papel madeira, o professor deve fazer o contorno da pirâmide alimentar (e seus grupos). Em seguida, pedir que os alunos pesquisem imagens na internet (ou no laboratório da escola) imprimam e representem essa pirâmide, destacando cada grupo alimentar;

- Para verificação dos acertos, os alunos deverão participar do Jogo da Pirâmide dos Alimentos. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13174;

- Exposição da pirâmide alimentar em um mural.

 3º Momento:

- Pesquisa na internet da tabela com a quantidade de cada porção de alimentos que deve ser consumida por dia. Em seguida, dividir os alunos em dois grupos: um grupo irá elaborar um cardápio com os alimentos que costumam consumir diariamente. O outro grupo irá elaborar um cardápio de acordo com a tabela da quantidade de cada porção que deve ser consumida por dia – de acordo com a pirâmide alimentar. Cada grupo deverá digitar os cardápios em um processador de texto.

 4º Momento:

- Promover um debate a partir da apresentação desses cardápios;

- Convidar o/a nutricionista da escola para opinar sobre os acertos do cardápio elaborado com base na pirâmide alimentar;

- A partir das informações do/a nutricionista, elaborar uma receita coletiva utilizando produtos alimentícios da região. Eleger um dos alunos para digitar essa receita em um processador de texto e distribuir entre os mesmos.

5º Momento:

- Pesquisa na internet de receitas regionais / locais, baseadas na pirâmide alimentar. Seleção das receitas que deverão ser digitadas em um processador de texto pelos alunos – com imagens para melhor ilustrar. Organização de um livro com essas receitas.

6º Momento:

- Elaboração de um Mapa Conceitual sistematizando as aprendizagens adquiridas durante o estudo do assunto, de modo a estabelecer ligações entre esses conceitos. Esse mapa pode ser elaborado incialmente no papel e depois utilizando o Cmap Tools – de forma coletiva.

 

Resultados esperados:

- Espera-se que os alunos possam compreender a importância de uma alimentação saudável para a saúde, mudando alguns hábitos alimentares – levando essa informação para os seus pais / familiares / comunidade. Ao mesmo tempo, espera-se que os alunos compreendam que as TIC’s são poderosas aliadas para a construção do conhecimento.

 

Avaliação:

A avaliação será formativa, realizada a partir da observação dos seguintes aspectos:

- Interesse, desenvolvimento e participação individual e/ou coletiva em todas as atividades propostas;

- Participação nas atividades de pesquisa;

- Colaboração nas atividades realizadas em grupos;


Referências

Alimentação equilibrada. Disponível em: <http://alimentacaoequilibradasempre.blogspot.com.br/2010/10/conheca-e-entenda-piramide-alimentar.html>. Acesso em: 28 de abril de 2016;

Alimentação saudável baseada na pirâmide alimentar. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bdNXNuz_4dM>. Acesso em: 30 de abril de 2016.

Banco Internacional de Objetos Educacionais. Jogo da Pirâmide dos Alimentos. Disponível em: < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13174>. Acesso em: 29 de abril de 2016.

Cmap Tools. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/blog/labre2/programas-e-tutoriais/cmap-tools/. Acesso em: 30 de abril de 2016.

Softwares Livres Educacionais: Cmap Tools. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/cmap_tools.pdf. Acesso em: 29 de abril de 2016.