• Blogs
  • CS
  • #ecoimooc4t3 Trabalho colaborativo entre docentes???

#ecoimooc4t3 Trabalho colaborativo entre docentes???

Por CS há 1113 dias Comentários (4)

#ecoimooc4t3

Depois de ler alguns excertos da tese que se segue, posso concluir que muitos doecentes não efetuam um trabalho colaborativo entre os seus pares, quanto mais com os alunos... Isto tem de mudar urgentemente! É algo que me faz confusão, pois este tipo de trabalho ajuda a fazer melhor e não se trata de mera retórica. Mas apesar de tentar efetuar este tipo de trabalho com os meus colegas desde há muitos anos, muitos recusam-se e chegam mesmo a desdenhar de quem gosta de trabalhar assim. Peço desculpa, mas espero sinceramente que isto comece a mudar.

http://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/4605/1/Mestrado.pdf

Comentários

  • Pedro Ribeiro há 1112 dias

    Cara colega de curso

    Apesar de eu não ser professor inscrevi-me neste iMOOC para tentar perceber melhor como estavam a ser a utilizadas as novas técnologias no ensino. Pelo que tenho lido, alguns dos colegas já tem à sua disposição os meios e utilizam-nos com mais ou menos dificuldades. Mas tem sido uma experiência gratificante porque descrevem detalhadamente o que fazem, propoem muitos caminhos para o fazer e falam da suas experiências práticas, os seus sucessos e os insucessos, os ganhos e as frustações.

    Recomendo, que neste trabalho colaborativo de professores, excelentemente coordenado pelas suas criadoras, tente perder um tempo a ver todos os recursos, blogs, curtas, favoritos, etc. Não precisa de ser tudo de uma vez, isto é o que se chama uma base de dados de conhecimento que fica à sua disposição para ajudar agora e no futuro na aplicação das suas próprias escolhas. E para além disso fica com contactos. Acho que deve mostrar o que aqui está "guardado" aqueles que desdenham da sua vontade de usar estas ferramentas no seu trabalho diário.

    Em termos praticos: como informático, digo-lhe que aqui neste MOOC está o uso prático de uma base de dados, talvez MySQL que é o que está a correr por detrás de todos estes ecrans. Guarda tudo o que escrevemos em campos que por sua vez estão guardados em tabelas que se relacionam numa base de dados.

    Cumprimentos e força

  • Cristiane há 1112 dias

    Prezada colega.

    Sua colocação foi perfeita, eu também compartilho da mesma inquietude. É realmente um trabalho de "formiguinha", muitos profissionais ainda são extremamente resistentes em se tratando de trabalho colaborativo e coletivo. Infelizmente, em pleno século 21, ainda vemos tamanha resistência. Sendo assim, a mudança precisa ocorrer primeiramente na formação docente.

    Abraço.

  • Pedro Sá há 1112 dias

    Cara colega

     

    Eu também espero... desde que estagiei! ...e nem aí! ...e já lá vão 25 anos!

    Coloco algumas hipóteses... algo especultaivas!

     

    1. Será que os professores são inseguros e têm receio de revelar as suas fragilidades quer científicas quer metodológicas?
    2. Será que os professores, porque foram ensinados segundo uma lógica "taylorista", tendem a seguir essa metodologia, ou seja, julgar que o seu contributo para o sistema se inicia e acaba em si.
    3. Será que a sobrecarga administrativa, pelo menos por terras lusas, não propícia nem tempo nem motivação para a partilha?
    4. Será que as competências digitais da maioria dos professores fica muito aquêm daquilo que seria de esperar para uma utilização eficaz e segura de ferramentas para efetuar partilhas, colaborando, em ambientes digitais?
  • Silvia_Vieira há 1112 dias

    Olá caros colegas.

    No meu agrupamente e mais concretamente no meu grupo disciplinar somos três professores e sempre que temos tempo fazemos trabalho colaborativo quer a nivel de preparação de aulas,  projetos e de fichas de avaliação ou de trabalho... entre outras atividades.

    Concordo quando o Pedro faz algumas especulações, todas plausíveis. Mas a que encaixa na perfeição no meu caso é a sobrecarga administrativa, toda a burocracia a que estamos sujeitos que não propícia nem tempo, nem motivação e muitas disposição para estar mais tempo na escola a fazer este tipo de trabalho.

    Mas também concordo e já passei por essa experiência noutras escolas, que existe muita falta de vontade por parte de alguns colegas em partilhar.

    Abraço