Feedback

De acordo com os critérios de avaliação, de facto concordo que o meu trabalho carece de fundamentação teórica, de reflexão pessoal e de referências bibliográficas. De início, não me pareceu que fosse esse o objetivo. E quando tomei conhecimento dos critérios já era tarde de mais. Também constatei que a forma como o meu trabalho foi avaliado pelos meus pares, me beneficiou em muito. Penso que ainda temos muito que aprender ... Torna-se difícil avaliar o trabalho dos outros. Essa foi a minha maior dificuldade.

CS

Comentários

  • Celeste_Gregorio_Lopes há 1300 dias

    Olá CS,

    Partilho consigo as suas três primeiras frases. Já a bondade da avaliação não me atingiu assim.

     Percebo por que razão não o fez, como eu também não o fiz - as nossas planificações nunca  tiveram fundamentação teórica e referências bibliográficas. A reflexão pessoal fez-se sempre entre pares, oralmente, sendo depois parte integrante da autoavaliação escrita. Como orientadora, até há bem pouco tempo, procedia assim, dado que as planificações pertenciam à prática letiva. Os procedimentos eram concertados com os orientadores das faculdades. 

    Aqui, encontrámo -nos com uma conceção diferente. Com os trabalhos que avaliei, decidi de acordo com a minha consciência e não 'by the book', até porque me deparei com realidades muito diferentes. Pela planificação se vê a escolinha e os meios e tanto mais! Como guiar-me por uma teoria que não contempla (não poderá nunca fazê-lo) o Homem e a sua circunstância, como o preconiza Ortega Y Gasset? In dubio, pro reo e atribui nota máxima no que considerei não aplicável! Como tal, não me foi difícil avaliar o trabalho dos outros. Parto do princípio da seriedade, do trabalho, da ética. Ora, se trabalhamos todos para os nossos alunos, como não pensar o melhor de cada um de nós?

    Como a colega, assumo e concordo - não percorri, de facto, o caminho step by step. Reconheço que nem sequer sou uma boa seguidora de bons caminhos... Gosto de fazer por mim e de acordo com a turminha que tenho comigo, não me passa pela cabeça não ter informação básica, nem sequer fazer todas e quaisquer consultas necessárias. Porém, são necessárias evidências... Não as apresentei! Olhe, tive, por exemplo, um mísero 11 em 21! Aprendizagem penosa, de que não gostei, mas que, acredite, deve ser de maior aprendizagem a quem a atribuiu, porque a classificação que lhe dei foi exatamente a oposta - o máximo!

    Conclusão? É mais uma aprendizagem. Para mim, a menos importante, apesar de ser a humanamente mais dolorosa. As outras aprendizagens superam esta no que têm de bom, de ampliação de horizontes e de fixação/reorientação de saberes. Mais uma atualização que me mantém a par. Para mim é isso que importa, é a mais-valia!

    Obrigada colega, porque a sua reflexão me deu oportunidade para o desabafo que ainda não tinha tido coragem de fazer!

    #ecoimooc4t2, #feedbackt2

     

     

     

  • Maria João Spilker há 1300 dias

    Olá,

    No contexto deste MOOC foram tomadas algumas decições baseadas no modelo pedagógico da UAb e que foram transferidas para o mundo dos cursos abertos online e massivos.

    Mais que as notas, é de valorizar o feedback dado pelos colegas. Esse, nem sempre é justo, e, pior que isso, nem sempre é transparente através de uma justificação. Sinto muitas vezes a falta desse comentário por parte das avaliações entre pares.

    Confesso que não sou das pessoas que gosta de avaliar. Tento, contudo, ver o processo de avaliação pelo lado mais positivo, ou seja, no momento em que estou a avaliar um trabalho dos colegas de curso, estou eu a aprender e a refletir sobre a minha própria prestação. Refletindo sobre a minha própria forma de avaliar:  tendo a ser muito benévola pois sempre encontro algo interessante que valorizo no trabalho do outro.

    Isto somente para dizer que hoje, quando se iniciar a avaliação do Artefacto 2, devem ter em atenção as rubricas definidas, mas usem o espaço de comentários para dar um feedback fundamentado que pode até ser o de partilhar uma simples referência interessante sobre o tópico do trabalho.

    O que eu também levo deste processo de avaliação? Por vezes, como docentes, estamos tãi habituados a "dar a nota" que nos esquecemos como nos sentimos ao receber uma nota menos favorável e sem que esta seja embrulhada numa justificação de qualidade.

    Resumindo, tudo é uma aprendizagem e uma oportunidade para reflexão. Esta é a minha modesta opinão.

    Mesmo no momento de terminar o curso, este post foi um momento alto:Fez-me parar para pensar. Obrigada.

    []s MJoão