Capacitar ou Transformar professores ?!

Temos todos acompanhado os esforços para capacitação de professores no sentido de que estes adquiram conhecimentos e habilidades para aplicação de metodologias de elearning, assim como sejam capacitados a usarem recursos que as novas tecnologias de ensino-aprendizagem oferecem para o ambiente em redes de computadores mundiais.

Tendemos a concordar também com os grandes problemas e desafios que enfrentamos para "capacitar os professores". As resistências parecem ser ENORMES !!! Principalmente quando falamos de ensino formal.

Creio que o desafio seja bem maior do que o de CAPACITAR os professores. Penso que o desafio seja o de TRANSFORMÁ-LOS (mudança de identidade). Isto porque o papel de professor (no sentido presencial/convencional) não tem espaço no novo cenário da aprendizagem colaborativa e intermediada por mídias interativas em rede.

Se a estratégia for a de CAPACITAR então continuaremos nos referindo a eles como professores (e isto talvez não ajude muito).

Todavia, se a estratégia for a de TRANSFORMÁ-LOS em facilitadores, gestores da aprendizagem, ou designers do ambiente de aprendizagem... então não deveremos utilizar outra denominação.

Bom !!! Isto irá assustá-los. 

Mas, você não acha que eles precisam disto ???

 #ecoimooc5t0

Comentários

  • Cláudia Trigo há 1125 dias

    Sem dúvida!

    Um dos passos que se poderão dar nesse sentido chama-se Andragogia... um modelo facilitador da aprendizagem de adultos.

    O professor, como o conhecemos, deixa de o ser e passa a ter um outro papel: o de facilitador, orientador, mediador do processo de aprendizagem dos aprendentes.

    Este é um desafio para os dois ambientes: presencial e online.

    Poderá ser assustador para muitos professores mas... o que poderá ser mais assustador do que continuar a ser... professor na realidade educacional atual? :)

  • Pauloal há 1121 dias

    Apesar de não conhecer o contexto que fala, o professor foi sempre um facilitador, orientador e mediador do processo de aprendizagem. Quem necessita de aprender são os alunos, e para tal actualmente dispõem de vários mecanismos para o fazer. Os tempos do professor só debitar matéria já acabaram, hoje em dia é encorajando o trabalho individual e pesquisa por parte dos alunos. Pelo menos é essa a concepção que tenho do ensino.

  • FlavioLEMOS há 1110 dias

    Obrigado Pauloal e Claudia, é muito bom conhecer a opinião dos colegas através do comentários. BOM DIA !!!  #ecoimooc5t0