Enquadramento das Competências Digitais - FCT

Vivemos num mundo digital. A tecnologia digital é parte integrante de cada aspecto da vida dos cidadãos, aos níveis público, profissional e privado. Aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia digital exige a aquisição de novas competências e a aprendizagem ao longo da vida, de forma a acompanhar os novos e constantes desenvolvimentos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

As competências digitais são um conceito em evolução que se relaciona com o desenvolvimento da tecnologia. Consistem numa variedade de aptidões e o seu âmbito de aplicação é vasto. Contudo, estas podem ser identificadas (1) pela capacidade em utilizar as tecnologias digitais, (2) pela capacidade em utilizá-las de uma forma concreta para trabalhar, estudar e para as várias atividades que compõem a vida quotidiana, (3) pela capacidade em avaliar criticamente as tecnologias digitais e (4) pela motivação em participar na cultura digital.

Atualmente, a capacidade da indústria e dos serviços para competir e evoluir está a ficar cada vez mais dependente do uso inovador e efetivo das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Neste contexto, as competências digitais permitem criar melhores condições societais de enquadramento para a inovação, crescimento e criatividade da força de trabalho.

Fonte: https://www.fct.pt/dsi/competenciasdigitais/index.phtml.pt

Comentários

  • maria leonor lopes neves alves há 924 dias

    Concordo inteiramente consigo Cláudia e a prova é que me encontro a frequentar o mooc em questão. As minhas inquetações prendem-se com a falta de oferta formativa para os professores, pela falta de tempo para frequentar essas formações e ainda pela relutancia, por parte dos professores de informática em disponibilizar salas das "suas" aulas para nós ( professores de outros grupos disciplinares) podermos usar as novas tecnologias e tornar as nossas aulas mais motivadoras

     #ecoimooc5, #ecoimooc5t1