Comentário ao texto 1 e 2

Com a emergência das novas tecnologias, nomeadamente da internet o acesso à informação foi alargado.

Este facto trouxe diversas mudanças e preocupações para a educação.

Esta capacidade de interação tão fugaz e acessível, trouxe a necessidade de se educar na procura, seleção e utilização da informação.

Neste processo de aprendizagem, o papel do professor também se vê modificado com o aparecimento destas novas tecnologias:

-este deve estar ocorrente das novidades tecnológicas

-ser dotado de competências para lidar com elas de modo a instruir os seus alunos com vista a alcançar a capacidade de pesquisar, selecionar, organizar e utilizar adequadamente  a informação evitando o plágio

- ter uma conduta ética e boas práticas de ensino dando assim o exemplo aos seus alunos.

Não sendo possível estabelecer um padrão de comportamento dos utilizadores da internet durante a sua pesquisa sabe-se que a eficiência na procura está relacionada com o conhecimento prévio, com a finalidade e especificidade da informação, o tempo disponível e ainda as estratégias aplicadas na procura.

A acrescentar ao leque de mudanças , à codificação verbal acrescenta-se a codificação multimédia e as novas linguagens a esta associado, que exigem novos conhecimentos para a comunicação. Trazendo novos modos de interatividade e participação, a internet, dá-nos a capacidade de ultrapassar barreiras físicas permitindo a democratização da educação.  

Aliado a estas realidades surge também a necessidade de questionar a qualidade dos diversos recursos como os sites, blogs, webcastes, podcasts, etc. Estes muitas vezes não apresentam um design e estrutura de organização mais adequados para fornecer ao utilizador a informação de forma correta induzindo a uma má utilização. Também devem ser postos em causa os motores de busca que muitas vezes não selecionam a informação de acordo com a especialização indicada pelo utilizador. Estes revelam dificuldade na seleção da informação devido ao facto de a sua maioria não ser de qualidade e fidedigna.  #ecoimooc5

Comentários

  • Katia Wermke há 1091 dias

    Selecionar a informação a ser utilizada na pesquisa deve ser um tema constante para os alunos. A quantidade de artigos que não são de interesse para a pesquisa realizada devem ser evitados e isso demanda, dependo da idade do aluno, prática e astúcia para seleciona-las.Deve ser uma preocupação constante do corpo docente em alertar seus alunos para tal.

  • FlavioLEMOS há 1090 dias

    Competência para pesquisar, selecionar, organizar e utilizar adequadamente  a informação.

    Durante muito tempo, e em muitos paises, a excessiva formalização do ensino na educação institucionalizada conduziu a pouco interesse em se avaliar a qualidade da educação com referência a criatividade, inventividade, e aplicabilidade do conhecimento para solução de problemas.

    O referencial de qualidade, dentre outros critérios, era baseado na capacidade de se transferir conhecimento estático, reprodutivo, através de técnicas de repetição, memorização e recuperação de informação.

    Hoje, o conhecimento mais valioso é o conhecimento inventivo, criativo, e muitas vezes para solucionar problemas que nem sequer ainda foram "inventados". Por vezes, a inventividade gera soluções para problemas criados por ela mesma.

    #ecoimooc5t1