Competências digitais dos professores

É necessário que os professores adquiram “a competência que lhes permitirá proporcionar a seus alunos oportunidades de aprendizagem com apoio da tecnologia” (UNESCO, 2008, p. 3) pois “para viver, aprender e trabalhar bem numa sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem usar a tecnologia de forma efetiva” (UNESCO, 2008, p. 4).

Neste sentido, de modo a contribuir para a melhoria no acesso ao desenvolvimento profissional, e consequentemente para a melhoria da prática docente, e atendendo ao facto que “tanto os programas de desenvolvimento de profissionais na ativa e os programas de preparação dos futuros professores devem oferecer experiências adequadas em tecnologia em todas as fases do treinamento” (UNESCO, 2008, p. 3), torna-se fundamental compreender como se processa o desenvolvimento profissional de professores através de ambientes de aprendizagem a distância, designadamente através dos Massive Open Online Courses (MOOC), pois os MOOC permitem “dar formação específica aos professores, de modo a contribuir para aumentar as suas competências digitais” (COM, 2013, p. 6).