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“Ser professor na atualidade implica lidar com problemas desconhecidos antes da emergência da escola de massas. Trata-se de problemas sociais que nela se manifestam e exigem respostas em contexto escolar: a inclusão, a educação sexual, a prevenção da toxicodependência, a formação cívica, a língua portuguesa como segunda língua, a educação intercultural, a educação ambiental” (Formosinho, 2009, pp.7-8). 

Assim, além disto é necessário que o professor seja também um profissional que tenha como objetivo desenvolver-se profisionalmente através de programas no âmbito do seu desenvolvimento profissional, pois “a formação, o desenvolvimento profissional docente e as melhores condições de exercício profissional são fatores fundamentais da qualidade da educação” (CNE, 2016, p. 5). Assim, devem ser profissionais que por iniciativa própria melhorem a sua prática docente, especial e designadamente as suas competências digitais.


Comentários

  • Katia Wermke há 1057 dias

    Melhorar a prática docente por iniciativa própria é uma constante na vida profisional dos professores, pois muitas vezes faltam incentivos.

  • FlavioLEMOS há 1056 dias

    Gostei e descato o trecho "Assim, devem ser profissionais que por iniciativa própria melhorem a sua prática docente, especial e designadamente as suas competências digitais."

    Creio que a identidade do educador no cenário do e-learning e MOOCs já não constituem mais identidades estáveis. O ambiente da educação como um todo num ambiente em constantes mudanças precisam sim de profissionais com iniciativas próprias para escolherem suas próprias identidades como educadores.