Aprendizagem e ferramentas digitais

#ecoimooc5, ecoimooc5t2, #artefacto1

 Professores bem formados e conhecedores das competências digitais irão formar alunos conhecedores do papel deles na sociedade presencial e digital. A ética deve estar envolvida em todos os aspectos da vida em sociedade.

Para o trabalho sugerido, exploraria os aspectos positivos da aprendizagem de línguas estrangeiras e a vantagem da Multilinguagem nos dias atuais.

Os alunos deverão desenvolver suas habilidades em colher as informações, fazer análise crítica, usar ferramentas digitais, programas, sites de busca e fotos. Participar de debates online e off line, produzir textos com links que os levem ao aprimoramento do tema. A abordagem deve seguir a realidade do grupo, pois cada escola e seus alunos vivem realidades diferentes e o tema deve ser relevante para seu engrandecimento cultural, social e pessoal.

Dentre as ferramentas tecnológicas apresentadas recomendaria o flickr para a captura de imagens, o xtranormal para a redação e o crazy talk5 para o debate final de cada apresentação, pois esse recurso levaria um pouco de alegria e diversão ao tema. O aluno ao escolher o personagem que falará por ele, terá a oportunidade de mostra seu trabalho e sua visão com leveza.

O objetivo de um trabalho voltado a realidade do grupo é aprimorar a capacidade de reflexão, após conseguir diferentes informações e digeri-las com senso crítico, aplicando as competências de acordo com o seu meio, adequada ao que fazem e ao que pretendem almejar.

A operacionalização das ferramentas é um problema que pode chegar como uma tsumani devastadora nos planos e planejamentos de algumas escolas. Para o uso desses recursos citados acima, a escola tem que estar com os computadores e os softwares adaptados as novas tecnologias.

Antes de recomendar aos alunos checar se os computadores da escola suportam a media recomendada, dar um pequeno seminário de como se usa o recurso, o que se espera dele junto com o tema abordado, dando um exemplo vivo, fazendo com que os alunos não tenham dúvida da ferramenta tecnológica a ser usada, pois quando os alunos estão engajados no tema e sabem usar as ferramentas, o trabalho e as aulas se tornam prazerosas.

Comentários