• Blogs
  • FlavioLEMOS
  • Atual relevância dos aspetos abordados no Tema 1 - Pesquisar, selecionar e partilhar recursos na Internet

Atual relevância dos aspetos abordados no Tema 1 - Pesquisar, selecionar e partilhar recursos na Internet

Entendo que o "Texto 1: Utilização da Internet no âmbito da informação: acesso  e implicações no modo de conhecer" aborda de forma muito didática e relevante assunto de interesse de todos nós.

Como observa Roberto Carneiro (2005, pp. 12-13): "...os professores do século XXI serão cada vez menos meros transmissores de informação ou dispensadores de conhecimento".

O Curso "Competências Digitais para Professores" vem abordando de forma muito interessante o tema. Assim como este grande desafio de "capacitar professores" para este novo papel na relação ensino-aprendizagem no e-learning. Mas talvez seja importante ressaltar, penso, que esta capacitação somente é alcançada por aqueles professores que aceitam e entendem que eles estarão se transformando em um novo ator, pois o papel é outro. A denominação de professor, já não seria mais apropriada. E para isto os professores precisarão se sentir muito seguros para esta grande mudança.

Penso que este desafio, como sabemos, inclui várias etapas e questões com as quais devemos lidar para alcançarmos um resultado eficiente. Todavia gostaria de destacar um componente muito significativo e sobre o qual não tenho visto muita referência: o tempo.

Me refiro ao tempo necessário para a efetiva transformação dos professores em "facilitadores de aprendizagem" ou "gestores do conhecimento". Até porque, como o texto 1 também nos alerta, as mudanças no ambiente virtual em rede ocorrem de forma extremamente dinâmica. Por isso, o tempo pode ser um grande desafio também.

Pode-se conjecturar que o professor capacitado para este novo papel seja aquele com capacidade de estar identificando e acompanhando as mudanças a partir de sua própria iniciativa. E não aquele que aprendeu o conteudo que precisava ser aprendido. Porque este "conteúdo programático" também muda de forma dinâmica.

Sendo assim, estamos todos de parabéns neste curso, pois creio que todos os que aqui estamos como cursistas o fazemos por interesse e iniciativa pessoal. Nós queremos !!!

Comentários

  • Fatima há 1114 dias

    Olá Fávio!

    Concordo consigo em todos os aspetos que aborda. O professor, que é facilitador de aprendizagem" e também "um gestor do conhecimento" deu lugar àquela personagem que foi treinada para ser um "transmissor" de conhecimentos. O saber adquire-se, construindo. São necessários muitos cursos como este, aonde poemos vir buscar "inspiração" e conhecimento para efetuar a mudança.

  • FlavioLEMOS há 1114 dias

    Obrigado por seu comentário Fatima. Um bom dia pra você !!!     #ecoimooc5t1