O aborto: sou contra ou a favor ? (ARTEFACTO 1)

#ecoimooc5, #artefacto1

TEMA


O aborto: sou contra ou a favor ?

 

CONTEÚDO A EXPLORAR

Esta Unidade do curso explora o tema “Aborto” analisado a partir de vários critérios, assim como através de várias culturas.

Outro conteúdo importante nesta Unidade inclui o conhecimento de diversas ferramentas online de interação, e recursos computacionais para acesso a conteúdos na net.

 

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Competências relacionas a conteúdo

O cursista será capaz de entender o impacto que valores como Religião, a Ética, a Moral, e o Direito podem ter sobre a percepção do Aborto pelos indivíduos em diferentes culturas.

 

Competências relacionas as habilidades cognitivas

O cursista realizará: pesquisa (em busca de mídia sobre o tema na internet), interpretação (da mídia encontrada: texto, vídeo, gráficos, estatísticas, animações, etc) reflexão, argumentação, revisão de conceitos a partir do conhecimento das múltiplas variáveis que influenciam sobre o aborto no mundo.

 

 

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

OBJETIVOS

Estimular o cursista a adquirir uma visão mais bem informada e mais livre de preconceitos frente ao problema do aborto no mundo.

Estimular o cursista a desenvolver suas habilidades no uso da internet em ambiente de aprendizagem cooperativa baseada em redes de computadores.

 

MÉTODO

Conduzir o cursista a refletir sobre os componentes informativos e emocionais presentes em sua visão sobre o aborto, e conhecer sobre os fundamentos, morais, éticos e legais presentes em sua visão pessoal sobre o aborto.

 

Etapa 1 da Tarefa

Prezado Cursista antes de ter acesso à Atividade de Aprendizagem desta Unidade do curso você deverá responder a pergunta abaixo assinalando a sua escolha.

 

( ) Sou totalmente contra o aborto independentemente do motivo, mesmo que a mãe esteja em risco de vida ou que a probabilidade da criança nascer com grave problema mental ou físico.

( ) Sou a favor para alguns casos.

 

Obs: após ter assinalado sua resposta à pergunta acima, a plataforma dá acesso à segunda etapa desta Unidade do curso.

 

Etapa 2 da Tarefa

CENÁRIO

O aborto no mundo: contra ou a favor ???

 

Prezado cursista, leia o texto abaixo para que possamos introduzir a temática desta Unidade.

 

Uma em cada quatro gravidezes termina em aborto

 

Relatório da Organização Mundial de Saúde refere que a criminalização do aborto em alguns países não diminui o número de gravidezes interrompidas.

 

O número de abortos subiu de 50 milhões, entre os anos de 1990 e 1994, para os 56 milhões entre 2010 e 2014, indica um relatório da Organização Mundial de Saúde e do Guttmacher Institute, uma organização sem fins lucrativos norte-americana que desenvolve atividade na área da fertilidade e contraceção. O documento foi publicado na revista Lancet.

 

Na prática, significa que uma em cada quatro gravidezes em todo o mundo termina em aborto, ou seja, 25% do número total. Os investigadores assinalam que as taxas de aborto, apesar de terem melhorado nas zonas mais ricas do globo, permanecem praticamente inalteradas nos últimos 15 anos.

 

Segundo os cálculos dos especialistas, citados pela BBC, o número de interrupções da gravidez manteve-se nas áreas mais pobres mas, nos últimos quatro anos, nos países mais ricos caiu de 25 para 14 em cada mil mulheres em idade reprodutiva. Ainda assim, os investigadores assinalam que o número de abortos não reflete se o procedimento é ou não ilegal consoante a legislação de cada país, argumentando que a criminalização da IVG (interrupção voluntária da gravidez) não limita o número de abortos e pode levar as mulheres a procurar interromper a gravidez em condições menos seguras.

 

De acordo com este relatório, é na América Latina que o número de abortos é maior em todo o mundo: uma em cada três gravidezes é interrompida. O documento aponta ainda uma subida ligeira do número de interrupções da gravidez na Europa ocidental, que poderá estar ligada ao aumento da imigração para a região de mulheres originárias do leste europeu.

 

À BBC, Bela Ganatra, da Organização Mundial de Saúde, explicou que os números do relatório demonstram que é necessário "melhorar e expandir o acesso a serviços de contraceção efetivos". E acrescentou: "investir em métodos contracetivos modernos seria menos dispendioso para as mulheres e para a sociedade do que lidar com gravidezes indesejadas e abortos ilegais".

 

Ainda assim, esta investigação indica que a solução para reduzir o número de abortos não passa apenas por melhorar o acesso à contraceção, já que muitas mulheres admitem não recorrer a contracetivos por recearem eventuais efeitos secundários ou por se sentirem estigmatizadas. Outras confessam que julgaram que o risco de engravidarem era baixo na altura em que acabaram por conceber.”

(http://www.dn.pt/sociedade/interior/uma-em-cada-quatro-gravidezes-termina-em-aborto-5170752.html)

 

 

Entre esses, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 19 milhões são feitos de maneira clandestina e insegura, resultando na morte de 70 mil mulheres por ano e mais 5 milhões que enfrentam sequelas do procedimento mal realizado.”

(http://www.esquerdadiario.com.br/Aborto-legal-x-aborto-ilegal-a-realidade-pelo-mundo-afora)

 

 

Etapa 3 da Tarefa

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

a. Pesquisar, interpretar, analisar, argumentar

Agora você deverá procurar na internet um texto, ou um vídeo (ou qualquer outro tipo de mídia) sobre o aborto e que represente a sua opinião sobre o mesmo: contra ou a favor.

A mídia pode abordar o tema do aborto em qualquer país do mundo.

 

Esta mídia deve conter (na medida do possível) os principais fatores que sustentam as diversas visões frente o aborto no mundo: a Religião, a Ética, a Moral, o Direito.

 

 

b. Elabore um texto com cerca de 1000 palavras, utilizando os argumentos encontrados na mídia para sustentar sua visão, e o publique no fórum de discussão.

IMPORTANTE: Logo no início do texto informe o link para se chegar à mídia que você encontrou na internet (referência). Desta forma os demais cursistas poderão ter acesso.

 

c. Procure no fórum de discussão o texto de 1 colega cursista que sustente a mesma opinião sua: contra ou a favor ???

Você deve elaborar e publicar um comentário DISCORDANDO e apresentando seus argumentos contrários ao texto deste colega.

(Atenção: todos os cursistas serão solicitados a comentar as respostas de pelo menos 1 colega cursista, argumentando de forma contrária a opinião do mesmo.)

 

d. Quando todos terminarem, todos estarão novamente escolhendo a visão que mais representa a opinião pessoal sobre o tema:

( ) Sou totalmente contra o aborto independentemente do motivo, mesmo que a mãe esteja em risco de vida ou que a probabilidade do criança nascer com grave problema mental ou físico.

( ) Sou a favor para algumas exceções

 

e. Quando todos terminarem de escolher a resposta acima, divulgaremos os resultados ao questionário, tanto o resultado no início do curso quanto ao fim. Desta forma você poderá comparar os resultados e opinar livremente no “Fórum de Avaliação” a seguir expondo sua experiência nesta Unidade do curso. Fale sobre o que desejar e da maneira que mais lhe for relevante.

 

Boa diversão !!!

Comentários