Avaliação formativa em ambiente wiki

A aprendizagem e a avaliação em ambientes virtuais e também em sala de aula, tem que ser clarificada, quando em grupo, se é cooperativa ou colaborativa.

Com uma aprendizagem colaborativa em ambiente wiki os alunos podem trabalham individualmente e/ou em grupo colaborativamente. Este ambiente é propicio ao enriquecimento e à melhoria , já que se pode ir revendo os textos, apagando, introduzindo imagens, links, audio, enfim, um sem numero de ferramentas que podem contribuir para um trabalho mais rico e criativo. 

O papel do professor não será o esteriotipado, mas sim o de um guia e um regulador , com uma interação mais ou menos interventiva na procura da melhoria , da aprendizagem e da avaliação formativa dos alunos. 

O trabalho dos alunos nestes ambientes, decorre com bastante autonomia em colaboração com os seus pares, fazendo ou não parte dos grupos, assim, também se pode pedir uma avaliação do trabalho dos colegas. 

A avaliação feita pelo professor pode ser muito baseada na avaliação feita pelos alunos aos seus pares, as criticas e as correções feitas pelos alunos , podem revelar a sua aprendizagem nos conteúdos que estavam a ser alvo de avaliação/aprendizagem.