A WEBQUEST NA EAD

Encontrei este artigo e acho que é uma boa forma de dar a conhecer as vantagens de utilização de uma WebQuest. Aqui está uma forma de criar trabalho individual ou colaborativo. No meu primeiro artefato utilizei esta ferramenta. Com o objetivo de cada aluno trabalhar individualmente ou em grupo na criação da sua Webquest. Gosto muito do ponto em que fala sobre as vantagens e Desvantagens da WebQuest na Educação.

  • Para Sampaio (2006: p.87), “as WebQuests são ferramentas cognitivas que constituem uma estratégia de aprendizagem interessante para alunos, permitindo simultaneamente um desenvolvimento profissional dos professores”. 
  • Para Cruz & Carvalho (2005), Sampaio (2006), Cruz et al (2007) e Bottentuit Junior (2011), as principais vantagens das WebQuests são as seguintes: 
  1.  Os alunos são encorajados a explorar fontes atuais e variadas de informação na Web; 
  2.  Os alunos aprendem segundo o processo de tentativa e erro; 
  3.  Geram aprendizagens significativas;
  4.  Fomentam o uso de tecnologias de informação e comunicação; 
  5.  Incentivam as atividades de pesquisa; 
  6.  Proporcionam trabalho individual e coletivo
  7.  Incentivam a formação de alunos mais ativos;

Como conclusão este artigo refere que muitas são as vantagens apresentadas à metodologia WebQuest, esta poderosa estratégia quando utilizada de maneira adequada e bem planeada oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar em parceria mesmo estando distantes, afinal de contas a maioria dos cursos realizados na modalidade a distância utilizam ambientes virtuais de aprendizagem ou plataformas que oferecem ferramentas para a comunicação colaborativa (wiki) onde estes podem se encontrar para discutir e trocar informações durante a realização das tarefas de sua WebQuest. Estes encontros renovam os laços entre os alunos e ao mesmo tempo os motiva para continuarem a frequentar o curso ajudando desta forma a romper o isolamento e sentirem pertencentes a uma comunidade de aprendizagem.

Mónica

Comentários

  • Katia Wermke há 1020 dias

     Hoje em dia garantir o acesso a um maior número de informações sobre o conteúdo estudado é o que se propõe quando se utiliza uma Webquest. Muito bem lembrado!

  • Maria João Spilker há 1020 dias

    Olá,

    Confesso que, até este momento, nunca coloquei na prática o uso de Webquests (pelo menos não na sua versão mais purista) e creio que no Moodle seria fácil de realizar.

    O seu post deixou-me motivada. Vou explorar.

    []s MJoão