Competência para os 8ºs e 9ºs anos

Nos 8ºs anos basicamente é Desenho Técnico. Sem deixar de estabelecer ligação com os conteúdos do 7ºs anos.

No apecto prático explora-se construção de maquetes e execução de técnicas de azulejo, quando haja o forno eléctrico mufla. O dos nonos (9ºs) é um bocado mais ambicioso o conteúdo programático. Aplicação de diversas tecnologias: eléctricas, mecânicas, electrónicas, ... Execução de objectos em madeira, por exemplo construção de naus e caravelas em placas sobrepostas para se obter objectos em 3D, soldadura de quadros de bicicletas e devidas adaptações para 2 lugares/condutores...

Adriano

#mooceduET22 

Adriano

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Comentários

  • Luis Carlos Oliveira há 1004 dias

    #mooceduET22

    Caro colega, concordo em pleno com o seu testemunho e parecer relativamente a este ponto. Com as turmas do 8º ano, a exigência e o rigor já começam a ser preponderantes, no 9º ano o conteúdo programático é mais diversificado e complexo, exigindo ainda uma maior aplicação de conhecimentos por parte dos professores e uma exigência maior por parte dos alunos. Nestes dois anos de escolaridade, os alunos devem adquirir competências, em eletricidade (construção de um candeeiro, pequenas instalações elétricas), mecânicas (operadores mecânicos e as suas funções, realização de trabalhos em que estejam inseridos componentes mecânicas (roldanas, articulações, etc). Para além de tudo o que já foi mencionado, podem-se fazer outras atividades e/ou projetos que possam abranger áreas profissionais, tais como, a arquitetura com a realização de maquetes, a publicidade e o marketing, com a criação e elaboração de embalagens, logotipos, etc. Infelizmente por vezes existem muitas condicionantes para a evolução dos trabalhos e a sua conclusão, tais como, salas inadaptadas, ausência de materiais, mas em conjunto (professores e alunos) deve-se arranjar forma de contornar estas situações e chegar ao objetivo final.