Como pode a ET no 3º Ciclo, contribuir para o Prosucesso (Região Autónoma dos Açores)?

Em todos os Censos realizados ao longo destes anos todos. é muito preocupante a conclusão deles retirados. Há muita forma de atacar o insucesso escolar e em particular, no 3º Ciclo. A ET é muito rica em conteúdos, pelo que pode dar o seu valioso contributo nesta difícil tarefa. Uma das coisas que nós os profissionais da área constatamos, pode-se resumir no conteúdo do seguinte depoimento de um aluno:                                                                                                                                "Eu gosto do curso porque vou ficar com o 9.º ano e para mim isso é muito importante. Quero tirar a carta de condução para ir trabalhar na lavoura (…). Quero começar a ganhar dinheiro para ajudar em casa. Gosto do estágio que estou a fazer, em particular do Sr. Francisco. Quero fazer as 90 horas rapidamente e, se for preciso, vou até trabalhar alguns fins-de -semana. Estou disposto a isso para obter os melhores resultados. Gosto muito deste ano escolar".

Adriano 

mooceduET22

Comentários

  • Armando_Marques há 1018 dias

    - Um projeto com medidas concretas para diminuir o insucesso escolar e o abandono precoce;

    O prosucesso deve ser: 

    - Um projeto participado por todos os eixos intervenientes com uma verdadeira implementação de medidas que permitam atingir as metas definidas até 2026;

     - Um projeto com enfoque numa verdadeira aprendizagem;

     - Um projeto de toda a Unidade Orgânica em que há um verdadeiro empenho no sucesso dos alunos, sem desistir de nenhum deles.

    ProSucesso – o que fazer para ir ao encontro dos objetivos do projeto?

     - Criar empatia com os alunos, possibilitando uma ambiente propício à aprendizagem;

     - Apostar no trabalho colaborativo, tendo em vista os seus reais destinatários, por forma a planificar, produzir materiais e trocar estratégias que vão ao encontro do sucesso dos discentes;

     - Trabalhar sobretudo para a avaliação interna dos alunos;

     - Articular o que se trabalha em sala de aula e como se trabalha com o que se avalia e com a forma como se avalia;

     - Valorizar a avaliação de diagnóstico, bem como a formativa como momentos importantes no processo de ensino aprendizagem.

    A Educação Tecnológica deve colocar projetos de encontro com a realidade do aluno, numa aprendizagem demonstrativa (Kits) e experimentativa por parte dos alunos.